Economia / Desenvolvimento

21h08min - 21 de Setembro de 2011 Atualizado em 10h53min - 01 de Julho de 2013

Japoneses mostram interesse em investir nos projetos de infraestrutura em Minas

BELO HORIZONTE (21/09/11) - A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, recebeu nesta quarta-feira (21), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, uma missão formada por representantes de sete empresas japonesas, liderada pelo Japan External Trade Organization (Jetro). Em pauta, a promoção e as oportunidades de investimentos e o comércio exterior em Minas Gerais. Nesta quinta-feira (22), os japoneses farão visita técnica ao Mineirão e Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

Na abertura da reunião, Dorothea Werneck apresentou o “Perfil Econômico de Minas Gerais” e destacou as características privilegiadas do Estado, além do índice de crescimento econômico em 2010, de 10,9%, que superou a média brasileira, de 7,5%. “No primeiro semestre de 2011 continuamos mantendo a nossa meta de crescer acima da média nacional. Estamos colhendo os frutos de uma gestão pública primorosa em Minas Gerais e temos uma visão clara de onde queremos chegar”, disse a secretária.

O diretor-presidente da Jetro São Paulo, Yoshihiro Sawada, afirmou que a reunião foi uma grande oportunidade para conhecer Minas Gerais, um Estado importante para o fortalecimento das relações comerciais entre o Brasil e o Japão. Sawada apresentou o perfil dos investidores japoneses e ressaltou que os representantes da Panasonic, Mitsubishi Heavy Industries, Hitachi Zosen Corporation, Shimizu Corporation, Hioki E.E. Corporation, Nippon Carbide Industries e Toda Corporation têm interesse em prospectar oportunidades de negócios na área de infraestrutura em Minas e também conhecer os projetos para a Copa do Mundo de 2014.

“O principal objetivo da Jetro é promover o comércio internacional entre os dois países e prospectar novas oportunidades de negócios na área de infraestrutura no Estado”, afirmou.

A reunião contou ainda com as palestras do subsecretário de Indústria, Comércio e Serviços da Sede, Marco Antonio Rodrigues da Cunha, e do representante do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), que apresentaram as oportunidades de investimentos no Estado e a estrutura disponível para a prestação de todo o suporte necessário a potenciais investidores.

O subsecretário de Investimentos Estratégicos da Sede, Luiz Antônio Athayde, apresentou o projeto da área do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) e o seu entorno, que desenvolvem há mais de quatro anos todos os investimentos dentro do conceito funcional de cidade-aeroporto como iniciativa pioneira na América Latina.

A reunião contou ainda com a participação do secretário Extraordinário para a Copa do Mundo, Sérgio Barroso, que apresentou o “Ambiente de Negócios” para o Mundial, em 2014, evento com capacidade para se transformar em uma grande fonte de negócios para o Estado. Na área de mobilidade urbana, os empresários conheceram os projetos que vêm sendo desenvolvidos pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Jetro

A Jetro é uma organização sem fins lucrativos e tem a finalidade de promover os investimentos e o comércio exterior do Japão. Estabelecida em 1958, a Jetro conta hoje com 39 escritórios domésticos e 73 no exterior, distribuídos por 55 países, sendo um no Brasil, em São Paulo.

Entre as suas atividades estão a promoção de investimentos diretos estrangeiros (IDE) no Japão; apoio às empresas estrangeiras para o acesso ao mercado japonês; facilitar o desenvolvimento econômico dos países em desenvolvimento; cooperação em acordos de parcerias econômicas; fornecimento de informações econômicas internacionais ao Japão; promoção de parcerias entre empresas japonesas e estrangeiras dos setores de tecnologia de ponta; apoio às empresas japonesas para a expansão no exterior e assistência para a proteção da propriedade intelectual e pesquisa de economias em desenvolvimento.

No Brasil, as atividades incluem o desenvolvimento de programas em conjunto com órgãos governamentais e entidades setoriais brasileiras, para a promoção dos produtos brasileiros no Japão. Estes programas visam à avaliação dos produtos fabricados no Brasil, incluindo orientações técnicas para a exportação ao mercado japonês ou para as empresas japonesas já instaladas no Brasil.

Por outro lado, com o intuito de aumentar o conhecimento do mercado brasileiro por parte das empresas japonesas, e a conseqüente promoção dos investimentos, a Jetro promove seminários, voltados para a apresentação da situação social, política e econômica daquele país. A entidade também promove missões de empresários japoneses ao Brasil, com o objetivo de conhecer fornecedores, a infraestrutura disponível, entre outros fatores e avaliar a possibilidade de investimentos.

A Jetro prepara ainda materiais para que as empresas japonesas, já instaladas ou não no Brasil, conheçam melhor sua legislação, seu sistema tributário e fiscal, tendências de mercados. Também são elaborados estudos específicos sobre as regiões onde há interesse em investimentos.