Segurança / Defesa Social

14h27min - 09 de Junho de 2014 Atualizado em 14h39min

Jornalistas e técnicos franceses conhecem ações da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social

Comitiva visitou intervenções do Programa Travessia na Região Metropolitana de BH e participou de reunião na Cidade Administrativa com diversos representantes do Estado

Uma comitiva formada por jornalistas e técnicos da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) esteve em Minas Gerais para conhecer as ações realizadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). A equipe, que  foi recepcionada por representantes da Sedese e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), visitou, na última semana, as intervenções do Programa Travessia nos municípios de Capim Branco e Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Pela manhã, a comitiva foi recebida em Capim Branco pelo prefeito e sua equipe, que os acompanharam na visita a alguns locais em que foram realizadas ações do Programa Travessia no município. O mesmo ocorreu na parte da tarde, no município de Confins.

A gerente do Programa, Andréa Medrado, acompanhou a equipe, junto com a gerente do Travessia Social, Eliane Cruz. De acordo com Medrado, as ações em Capim Branco e Confins começaram em 2011, quando os cidadãos de cada município receberam a visita técnica da equipe do Porta a Porta, um dos seis projetos estratégicos do programa.

O Porta a Porta, em parceria com a administração municipal, busca identificar pessoas que vivem privações sociais no seu dia a dia. A busca ativa consiste em visitar os domicílios dos municípios, escolhidos pelo programa com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e logo após aplicar o formulário para aferição do Índice de Pobreza Multidimensional (IPM), que leva em conta não apenas a renda das pessoas, mas as privações nas áreas de educação, saúde e padrão de vida. “A partir do Porta a Porta, também foram implantados no município o Projeto Travessia Social, com ações estruturadoras que envolvem desde melhorias habitacionais, ampliações de escolas e espaços públicos, intervenções em Unidades de Saúde até aquisição de veículos para atendimento ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras)”, explicou a gerente.

Reunião na Cidade Administrativa

Após a visita às intervenções do Travessia, a comitiva francesa se reuniu, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, com os secretários Eduardo Bernis (Sedese), Paulo Sérgio Martins Alves (Adjunto de Planejamento e Gestão) e Luiz Antônio Athayde Vasconcelos (subsecretário de Investimentos Estratégicos). Na reunião, foram apresentadas as estratégias de atuação da Sedese, os investimentos do Governo de Minas no Estado e a estrutura do Choque de Gestão. “O Programa Travessia transpassa por todas as áreas fundamentais do desenvolvimento social e econômico. São diversas ações interligadas que envolvem saúde, educação, infraestrutura e trabalho. Consideramos que o trabalho é a porta de saída das privações sociais, portanto, temos intensificado nossas ações nesta linha”, explicou o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis.

A jornalista francesa Hélene Seingier Barros, uma das integrantes da comitiva, escreve sobre economia social. Hélene é correspondente da revista Socialter e colaboradora do site Say-yess, voltado para jovens que se interessam por economia solidária. A jornalista avaliou de forma positiva as intervenções do programa, principalmente o projeto Banco Travessia. “É um programa que tem continuidade e o que mais chama a atenção é a proposta de educação financeira. Por meio do Banco Travessia, os beneficiados aprendem a poupar dinheiro e, ao mesmo tempo, são incentivados a prosseguir em aspectos como a educação e saúde. Foi uma grande ideia, nunca vi nada parecido. É inovador”, observou Seingier.