16h49min - 15 de Janeiro de 2009 Atualizado em 19h57min - 22 de Junho de 2013

Jornalistas norte-americanos visitam Minas Gerais

BELO HORIZONTE (15/01/09) - Um grupo de 14 jornalistas norte-americanos desembarca em Minas nesta sexta-feira (16). O grupo ficará três dias no Estado e conhecerá Belo Horizonte, as cidades históricas de Congonhas e Ouro Preto e o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, em Brumadinho. A viagem de familiarização (presstrip) será uma oportunidade para que importantes veículos de comunicação norte-americanos vivenciem os atrativos mineiros.

Desde novembro de 2008, está em operação a rota BH – Miami, sem escalas, pela American Airlines. Em 2009, a Secretaria de Estado de Turismo promoverá ações para fomentar a divulgação dos produtos turísticos mineiros nos Estados Unidos, importante destino emissivo para Minas Gerais. Em 2007, de acordo com dados da Embratur, 699.169 turistas norte-americanos visitaram o Brasil.

Participam do presstrip jornalistas dos veículos: American Way Publishing, Global Traveler, Suite 101, Jax Fax Travel, MSNBC, Aviation.com, SF Chronicle, Johnnynet.com, Adjourn Magazine, Biztraveler.com and InFlightUSA, CBS Watch Magazine, Transcontinental Media e AATV.

Em 2009, a Setur promoverá ações de divulgação do Estado no mercado norte-americano, com foco no aumento do fluxo de visitação dos turistas daquele país para Minas. Serão realizadas visitas às operadoras, viagens de familiarização com imprensa e profissionais do setor, participação em feiras e workshops de turismo.

Integração

Nessa quarta-feira (14), a diretora de Estruturação do Produto Turístico da Setur, Fernanda Fonseca, participou, em Brasília, de uma reunião com a presidente da Embratur, Jeanine Pires, e representantes de estados que receberam, como Minas Gerais, novos vôos para o Estados Unidos. A proposta é a criação de uma estratégia conjunta para 2009. “Com os roteiros integrados poderemos atrair o visitante internacional que vem inicialmente para o Brasil atraído pelo circuito Sol e Praia e que também poderá desfrutar os destinos mineiros”, comentou Fernanda Fonseca.

A idéia do Ministério do Turismo é reforçar a campanha publicitária Brasil Sensacional, lançada em Nova York em setembro do ano passado, e promover ações para profissionais de turismo dos Estados Unidos com o intuito de impulsionar a comercialização de novos pacotes e roteiros que incluam os estados que receberam os vôos.

“Precisamos otimizar os recursos investidos em promoção turística no exterior, especialmente em mercados importantes como os Estados Unidos”, explicou a presidente da Embratur, Jeanine Pires. “O mercado global é muito competitivo e é fundamental que os estados trabalhem de forma integrada e focada, dentro das diretrizes do Plano Aquarela”.