Minas por Região
Segurança / Defesa Social

20h38min - 19 de Janeiro de 2011 Atualizado em 04h35min - 28 de Junho de 2013

Jovens de centro socioeducativo se divertem com Rua de Lazer

BELO HORIZONTE (19/01/11) - “Atenção ouvintes do São Jerônimo. A programação aqui hoje está bombando. Aumenta o volume, minha gente”. Foi assim que uma das adolescentes que cumpre medida socioeducativa no Centro de Reeducação Social São Jerônimo, no bairro Horto, região Leste de Belo Horizonte, anunciou, de forma divertida, o início de uma canção no videokê. A chance de cantar era apenas uma das atividades que as 41 adolescentes da unidade tiveram, na tarde desta quarta-feira (19). O Centro de Reeducação recebeu o projeto Rua de Lazer, do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Minas Gerais. Camas elásticas, pula-pula, mesas de ping-pong, totó, oficinas de cordões e de cestinhas de papel colorido também ajudaram a animar a tarde.

A atividade não ficou restrita às meninas do São Jerônimo, já que alguns adolescentes de outros centros socioeducativos também puderam participar. Este é o sétimo ano consecutivo que a unidade recebe o projeto do Sesc. Uma das adolescentes, de 16 anos, disse que já participou anteriormente e que, desta vez, algumas das meninas nem conseguiram descansar, ansiosas para que chegasse o horário do início das brincadeiras, que começaram às 14h, conforme o previsto.

Parcerias 

A técnica de educação do Sesc, Maria Josela de Paula, conta que o projeto já existe há mais de 25 anos. Para definir quais atividades serão oferecidas em cada local, é levada em consideração a idade do público, a quantidade de pessoas e ainda o tamanho e estrutura do espaço.

O subsecretário de Atendimento às Medidas Socioeducativas da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Ronaldo Araujo Pedron, lembra que essa é mais uma ação que conta com a parceria fundamental de outros atores institucionais. “Trata-se de aliados que sempre nos auxiliam e que se co-responsabilizam pelo processo socioeducativo”. 

No Centro de Reeducação Social São Jerônimo, além de frequentarem a escola tradicional, todas as meninas participam de atividades extracurriculares como aulas de percussão e dança, curso de embalagem, pintura, aulas de jump, oficinas de fuxico e cachecol, discussões sobre sexualidade e afetividade, programas de ética e caráter, entre outros temas. A lista de entidades parceiras inclui a Polícia Militar de Minas Gerais, universidades e voluntários de diferentes áreas profissionais. 

Respeito

Os próprios agentes socioeducativos têm um papel importante na condução de atividades, principalmente durante as férias escolares. Uma adolescente de 16 anos conta que, quando chegou à unidade socioeducativa, se surpreendeu com a diversidade de ações. “Achava que ia ser igual a uma prisão, mas muitas coisas boas que eu não sabia fazer aprendi aqui. Hoje sei respeitar, ouvir as pessoas e fiz cursos de computação e de caixinhas de presente”, afirma. 

O respeito também foi ressaltado entre os valores aprendidos durante o cumprimento da medida socioeducativa por outra adolescente, de 18 anos. Para ela, a medida a ajudou a refletir sobre suas ações anteriores. “Quero sair e ter uma vida melhor. Durante o dia, vou trabalhar no salão de beleza montado por minha avó e, à noite, me dedicarei aos estudos”, planeja.

De acordo com a diretora-geral do Centro de Reeducação Social São Jerônimo, Luciana Souza Cândida, a adesão das adolescentes às atividades proporcionadas pelo centro socioeducativo é total, sendo preferidas aquelas relacionadas a serviços de beleza. “Elas gostam muito das atividades de manicure, pedicure e veem como uma possibilidade de trabalho lá fora. Dentro do envolvimento pedagógico gerado pelas atividades elas podem desenvolver outro olhar para quando elas tiverem encontro com a liberdade”, diz.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato