Social | Trabalho / Social

10h30min - 19 de Junho de 2013 Atualizado em 11h34min - 01 de Julho de 2013

Jovens do Programa Fica Vivo! realizam Mostra de Talento em Ipatinga

Apresentações artísticas e esportivas movimentam as ruas da cidade, incluindo competições de dança, futsal e apresentações de capoeira e teatro, entre outros

No próximo sábado (22), os mais de 600 jovens do Programa Fica Vivo! de Ipatinga, no Vale do Aço, exibirão conhecimentos e habilidades adquiridas nas 22 oficinas culturais e esportivas mantidas pelo programa, na 3ª Mostra de Jovens Talentos, que acontece na rua Monza, no Bairro Behtânia.

Serão cinco horas de cultura, arte e esporte, incluindo competição de dança, de futsal masculino, disputa de golzinho no futsal feminino, apresentações de capoeira, teatro, axé, jazz, exibição de taekwondo, execução de grafites durante o evento e ainda apresentações individuais de rapper.

“Todos os jovens do programa estão envolvidos de alguma forma e eles vão participar do evento, a maioria optou por se apresentar”, comenta com satisfação a técnica social do Programa Fica Vivo!, Michelle Delalibera de Souza.

Ela explica que a ideia de apresentar os resultados obtidos pelos jovens nas oficinas surgiu do bem sucedido torneio de futsal promovido em dezembro de 2012 pelo programa. Foi formada então uma comissão com representantes das 22 oficinas para equacionar a vontade de apresentar à comunidade os jovens talentos e ao mesmo tempo como ocupar os espaços públicos, especialmente na comunidade, com atividades produtivas.

A equipe definiu então ocupar um espaço da comunidade já identificado como um território marcado por conflitos entre grupos rivais. “A questão da escolha desse local em particular demonstra a intenção de ampliar o acesso dos jovens às oficinas oferecidas pelo Fica Vivo! É uma estratégia de apropriação do espaço com diferentes atividades”, explica a gestora social do Centro de Prevenção à Criminalidade de Ipatinga, Francislaine Soares.

“A Mostra é importante para nós e para a comunidade, pois as apresentações vão acontecer em um local violento. Vamos divulgar o Fica Vivo!, que estimula os jovens a fazerem o que gostam”, afirma Alisson Jhoni Soares da Silva, de 19 anos, e há 3 anos no programa. Ele já fez oficina de axé e hoje pratica futsal.

Mesma opinião é compartilhada por Eduarda Sabrina da Silva, de 20 anos. Ela que frequenta as oficinas do programa desde a implantação na comunidade se emociona ao falar. “Acho bacana participar, perguntaram nossa opinião sobre como utilizar a rua. Este programa está sendo levado muito a sério pelos jovens”, conclui Eduarda – e ela é uma prova disto. Voltou a estudar e no momento tenta finalizar o 2º grau, por meio de supletivo.

Além das apresentações artísticas, haverá sorteio de camisetas para os jovens participantes do Fica Vivo! e pipoca e algodão doce grátis para o público. A entrada é gratuita.

Programa Fica Vivo

O Programa Fica Vivo! funciona no Centro de Prevenção à Criminalidade, no bairro Betânia em Ipatinga. A escolha da localização dos centros de prevenção está diretamente ligada aos índices de criminalidade. Implantado em 2005 em Ipatinga, o Programa atende uma média de 660 jovens, entre 12 e 24 anos, por mês. A comunidade no qual está inserido é uma das mais populosas do município, com 33 mil habitantes.

O programa abre espaço para jovens até 24 anos. “Quando atinge a idade limite, busca-se a inserção do jovem no mercado de trabalho e também investe no aumento da escolaridade. A proposta é buscar a reflexão, para que o jovem se torne sujeito de sua própria vida e assim realize opções conscientes”, informa Francislaine Soares.

Serviço: Mostra de Jovens Talentos

Data: Sábado, 22/06/2013