Copa do Mundo | Social | Trabalho / Social

19h21min - 21 de Dezembro de 2012 Atualizado em 06h33min - 01 de Julho de 2013

Jovens do programa Valores de Minas participam da entrega do Mineirão

Mais de 300 jovens do grupo artístico e cultural Valores de Minas participaram das apresentações de homenagem ao Gigante da Pampulha

A mistura entre futebol, samba, cultura e juventude não poderia ficar de fora das comemorações que marcaram a entrega de um dos mais valiosos patrimônios dos mineiros: o Mineirão. Mais de 300 jovens, entre 14 e 20 anos, do grupo artístico e cultural Valores de Minas, programa social do Governo de Minas, participaram das apresentações de homenagem ao Gigante da Pampulha, já considerado uma das arenas mais modernas e bem preparadas do mundo.

Nas arquibancadas, bolas infladas e suspensas formaram a frase “Mineirão: Sou do mundo, sou Minas Gerais”. Logo ao chegar ao estádio, os convidados e o público assistiram à performance visual de 200 jovens com espelhos. O espetáculo foi idealizado pela artista plástica mineira, Niura Bellavinha, que trabalhou o reflexo da luz para iluminar e ser iluminado pelo Mineirão. Refletindo o sol, os espelhos retrataram a beleza de uma obra feita em tempo recorde, com as mais modernas técnicas.

Ao som dos gritos de torcida “o Mineirão voltou e o Mineirão é nosso”, jovens distribuíram fitinhas com frases alusivas à inauguração do estádio. Quatro percussionistas suspensos no estádio chamavam o grito da torcida com tambores.

Após a chegada das autoridades, 100 jovens, músicos e cantores, se posicionaram em frente ao palco e, ao som da batida de um coração, feita por percussão corporal, o governador Antonio Anastasia, a presidente Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves e demais autoridades puderam contemplar a visão panorâmica do novo Mineirão. Enquanto isso, outro grupo de jovens, com espelhos em mãos, faziam movimentos rítmicos retratando batidas, formando a imagem de um coração. Retrato fiel do sentimento mineiro, que agora acolhe e recebe de volta seu estádio.

À pátria, a Minas e ao futebol

Meninos e meninas dos Valores de Minas executaram o Hino Nacional com canto, percussão, banda e dança, sob a exibição da Bandeira do Brasil nos telões do estádio. Após aclamações, público, convidados e autoridades, quase todos filhos de Minas, se emocionaram ao som de “Oh! Minas Gerais”, já considerado o hino dos mineiros. A vinheta foi cantada por 200 jovens.

E não faltou, também, o som da banda mineira Skank, com a consagrada música “É uma partida de futebol”, canção referência para os mineiros quando o assunto é futebol. Neste momento, a presidente Dilma Rousseff assinou a bola oficial da Copa do Mundo de 2014, auxiliada pelo governador Antonio Anastasia e, logo após, deu o primeiro chute.

Em seguida, foi descerrada a placa oficial de entrega das obras do Mineirão, ao som dos aplausos e do grito da torcida de “Hahahuhu, o Mineirão é nosso; oooo o Mineirão voltou”, acompanhado dos movimentos livres de espelhos. A frase do grito da torcida foi cantada, também, pela presidente Dilma, ao iniciar seu discurso de homenagem ao Mineirão.

Para encerrar a cerimônia, a música “Na cadência do samba – Que bonito é”, de Luiz Bandeira, foi encenada pelos jovens, que se espalharam por todos os cantos da arena, dançando livremente.

“Ao escolhermos a música, a coreografia e cada movimento, a primeira coisa que pensamos foi na referência e na importância que o futebol, o samba e a juventude têm para os brasileiros. “Que bonito é”, mesmo sendo uma canção antiga, traz em seu imaginário o conceito de coletividade, jovialidade, e aquilo que o brasileiro considera na vida, simbolizando, sempre, sua alegria de viver”, explicou a diretora do grupo Valores de Minas, Samira Ávila.

Emocionada, Ana Carolina Mendes, de 16 anos, integrante do Valores de Minas, ressaltou sua alegria em participar da inauguração do Mineirão. “Ficamos muito ansiosos, mas, ao mesmo tempo, muito felizes de estar aqui fazendo a abertura do Mineirão. Foi uma apresentação que nunca imaginamos que podíamos fazer. É um privilégio participar deste momento, foi uma experiência única e estou muito feliz”, disse.

Sentimento semelhante ao de Sara Rodrigues, multiplicadora do projeto, integrante do Valores de Minas há mais de dois anos. “Esse momento é muito gratificante pra mim. Tentamos dar o nosso máximo para mostrar a energia dos Valores de Minas e fazer dessa festa um momento ainda mais especial. O Mineirão é perfeito”, destacou.