17h50min - 31 de Março de 2009 Atualizado em 16h11min - 29 de Junho de 2013

Jovens têm projeto para revitalizar rio das Pedras Miúdas

SERRO (31/03/09) - O projeto de revitalização do rio das Pedras Miúdas, da bacia do rio Jequitinhonha, foi apresentado, nesta terça-feira (31) à comunidade de São Gonçalo do Rio das Pedras, no município do Serro, na região Central do Estado. A proposta é resultado do trabalho de 25 jovens da região, que acabam de concluir a capacitação do ‘Projeto Transformar – Uma Nova Minas com a Juventude Rural’, promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG).

O passo inicial para a busca da revitalização surgiu em uma expedição realizada em janeiro ao rio das Pedras Miúdas. A visita foi uma das atividades da capacitação dos jovens rurais, realizada em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Fundação Universitária do Vale do Jequitinhonha (Funivale).

No diagnóstico da situação do rio foram detectados problemas de erosão, assoreamento, nascentes desprotegidas e poluição. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com moradores da comunidade, análise da água recolhida em pontos estratégicos e registros de imagens.

O objetivo do grupo é instalar na região de São Gonçalo o Subcomitê da Bacia do Rio das Pedras Miúdas, para que haja um constante monitoramento de sua situação ambiental. Além disso o projeto, que já tem parcerias firmadas com órgãos ambientais da região e com a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, será encaminhado também ao Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias de Minas Gerais (Fhidro), para que possa haver investimentos para as ações de revitalização.

De acordo com o extensionista local da Emater-MG no Serro, Alceste Fernando Lima, o projeto tem como objetivo atingir a preservação contínua do rio. “O Subcomitê da Bacia do Rio das Pedras será composto por pessoas da própria comunidade, além de técnicos que atuam na área ambiental da região, que irão propor políticas públicas para melhorar a situação ambiental do rio”, completa.

O Projeto Transformar vem atuando de maneira efetiva na vida dos jovens rurais. É uma iniciativa quem tem como objetivos capacitar e estimular a permanência dos jovens no campo, promovendo a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais. Em 2008, a regional da Emater-MG em Diamantina formou 80 jovens. Ainda neste primeiro semestre de 2009, a expectativa é que mais 50 jovens de vários municípios da região participem da capacitação, com 100 horas de aulas teóricas e práticas. No currículo, estão incluídos temas como agricultura familiar, agroecologia, associativismo, comercialização e mercado, ética, meio ambiente e segurança alimentar, além de qualificações voltadas para o empreendedorismo e administração rural.