16h22min - 21 de Novembro de 2014 Atualizado em 16h23min

Kit educativo ensina às crianças cuidados necessários para prevenir a dengue

Mobilizadora mirim da cidade de Três Pontas mostra aos colegas como combater a doença usando peças produzidas pelo Estado

Para sensibilizar as crianças sobre a importância de se prevenir contra a dengue, a Secretaria de Saúde distribui kits educativos que abordam o tema de forma lúdica. Depois de ganhar o kit, que inclui DVD, gibis e máscaras, a estudante Sara Brito, de 8 anos, da Escola Coração de Jesus, em Três Pontas, no Sul de Minas, pediu à professora para dar uma aula sobre o assunto para seus colegas de sala.

"Percebi no livrinho que o mosquito pode fazer as pessoas ficarem doentes. A minha mãe e meu pai já tiveram dengue. Isso me fez querer ajudar a tirar toda a água parada da minha cidade”, disse Sara. A menina também conta com o apoio dos colegas que se tornaram mobilizadores nas suas próprias casas. “Eu acho que meus amigos vão ajudar muito. Uma colega minha já me disse que tirou água parada que ficava na planta da casa dela”, conta Sara.

A professora de Ciências, Rosiely Maria dos Santos, comentou que a iniciativa de Sara permitiu aliar o conteúdo didático com ações de mobilização social. “Estávamos estudando água e recursos naturais e, com a ideia que a Sara nos trouxe, foi possível desenvolver uma atividade que casou com aquilo que os alunos haviam aprendido. A turma foi dividida e reproduzimos os diálogos do livrinho”, disse. Rosiely ainda contou que o resultado foi muito positivo e que todos os alunos prestaram atenção e gostaram da atividade. O sucesso foi tanto que a educadora já pensa em incluir atividades como teatro temático e debate entre alunos para o próximo ano letivo da escola.

A designer Vanessa Viana ficou surpresa com todo o movimento iniciado pela sobrinha-neta: “Sara sempre foi muito comunicativa e empolgada. Mas não imaginava que ela fosse mobilizar toda a escola. Eu a presenteei com dez gibis. Ela ficou com um pra ela e deu os outros para os colegas. Depois me ligou pedindo mais para distribuir para toda a turma”, afirmou.

O Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Saúde atua com diversos parceiros que ajudam a difundir os conceitos e diretrizes do Estado para a eliminação de focos do mosquito vetor da dengue. As secretarias municipais de Educação são forte aliadas nessa luta e contribuem para que as crianças aprendam, desde cedo, a cuidar da saúde pública. Para mobilizá-las, foram criados materiais e ações específicas. Em março de 2007, por exemplo, foi criado o grupo de teatro Saúde em Cena que escreveu uma peça educativa, que aborda, de forma divertida, as maneiras de se prevenir contra a dengue.

Inspirado neste teatro, foi criado o gibi, um DVD educativo e máscaras com os personagens, o que possibilita às crianças a encenação da peça. Também foi produzido o Almanaque Edi & Gita, uma revista interativa que ensina a combater a doença brincando. Para o coordenador do setor de Mobilização Social, Joney Fonseca Vieira, a ação de Sara mostra como o público infantil é engajado e preocupado com a realidade em que está inserido.

“Sabemos que sempre podemos contar com as crianças. Elas mobilizam os colegas, a família e os vizinhos e conseguem repassar os conceitos de prevenção. Elas realmente reforçam para os pais e outros adultos o perigo que o mosquito pode trazer para toda uma cidade. A iniciativa da pequena Sara foi capaz de mobilizar toda uma escola e sabemos da importância disso”, elogiou Joney.

Clique aqui para conferir um pouco do trabalho desenvolvido pela estudante no município de Três Pontas.