16h50min - 02 de Dezembro de 2009 Atualizado em 13h08min - 30 de Junho de 2013

Lançada nova edição da revista do Arquivo Público Mineiro

Em circulação desde 1896, a Revista do Arquivo Público Mineiro ganhou nova edição trazendo à tona o debate sobre arquivos particulares. Cartões postais, fotografias, mapas e cartas são alguns objetos que podem compor estes arquivos e ajudar a contar a história a partir de um novo viés.

BELO HORIZONTE (02/12/09) - Em circulação desde 1896, a Revista do Arquivo Público Mineiro ganhou nova edição nesta terça-feira (1º), trazendo à tona o debate sobre arquivos particulares. Cartões postais, fotografias, mapas e cartas são alguns objetos que podem compor estes arquivos e ajudar a contar a história a partir de um novo viés. O lançamento da publicação aconteceu no Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, com a participação do secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant, e do secretário-adjunto, Estevão Fiúza; da superintendente do APM, Maria Efigênia Lage de Resende; e de articulistas da publicação, como Wander Melo Miranda, Ana Maria de Almeida Camargo e Daniele Cavaliere Brando.

Maria Efigênia Lage de Resende ressaltou a pertinência da escolha da temática da publicação. “É muito importante o fato de que, na realidade, a revista trata de um tema que não tem recebido tratamento conceitual e teórico de fôlego”. A edição traz textos de 13 articulistas, historiadores e arquivistas, e uma entrevista com Martine de Boisdeffre, diretora dos Archives de France. “A Revista do Arquivo Público Mineiro se consolida como grande referência em arquivologia e historiografia no campo do conteúdo e, agora, também, no campo gráfico e editorial. A publicação acabou de receber o Prêmio Nacional de Excelência Gráfica”, disse o secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant. O evento de lançamento contou com mesa redonda sobre arquivos particulares e a participação dos articulistas da edição.

A edição

A Revista traz o Editorial Um diálogo além-fronteiras, por Maria Efigênia Lage de Resende, a superintendente do APM; e, em entrevista, Tradição arquivística à francesa com Martine de Boisdeffre. Na seção Dossiê, textos Os arquivos pessoais, desafios e encantos, de Ângela de Castro Gomes; Arquivos pessoais são arquivos, de Ana Maria de Almeida Camargo; O indivíduo fora do lugar, autoria de Luciana Quillet Heymann; Arquivos privados na Biblioteca Nacional, de Daniele Cavaliere Brando e Ana Lúcia Merege -; Memória de papel, escrito por Wander Melo Miranda; e Em busca de “solidariedade ativa”, autor Benito Bisso Schmidt.

A publicação apresenta, na seção Ensaio, A construção da urbes, por Fabiano Gomes da Silva, e Entre o genocídio e a escravidão, por Márcia Amantino . Em Arquivística, traz um artigo de Marta Eloísa Melgaço Neves e Rosana de Figueiredo Ângelo, A constituição e preservação de um acervo. E, na Estante Antiga, Fernando Nicolazzi fala sobre O olhar francês sobre Minas.