20h07min - 04 de Abril de 2011 Atualizado em 15h47min - 30 de Junho de 2013

Lançamento da Superagro 2011 reúne lideranças do agronegócio

BELO HORIZONTE (04/04/11) - Numa iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), a sétima edição da Superagro Minas foi lançada, nesta segunda-feira (4), na sede da Faemg. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), juntamente com o Sebrae-MG, também são parceiros na realização do maior evento do agronegócio mineiro, que será realizado entre os dias 25 de maio e 5 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte (MG).

Durante o lançamento da Superagro 2011, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, destacou a importância da mostra para a cadeia produtiva do agronegócio mineiro, acreditando que 2011 será um ano de superação para o setor. “Tenho certeza que iremos ultrapassar os números da edição anterior, em função do momento propício pelo qual o agronegócio está passando no país”, projetou.

A Superagro 2010 registrou recorde de público, com 75 mil visitantes, e alta no volume de negócios realizados nos 12 leilões, que somaram R$ 6,1 milhões, incremento de 40% em relação a 2009. “Acreditamos no potencial que o Estado tem para continuar crescendo e persistiremos na agregação de valor ao produtor e a seus produtos”, afirmou Nascimento. A confiança do secretário na superação dos números do ano anterior se deve ao modo como o produtor mineiro respeita o meio ambiente e ao aumento de sua produção, o que poderá levar Minas Gerais a ser o “celeiro do país”, concluiu.

Produtos e tradições

Para o presidente da Faemg, Roberto Simões, com a chegada à sétima edição, com o número de consumidores em alta e o volume de negócios acompanhando este crescimento, a Superagro está se tornando cada vez mais robusta.  “A Superagro Minas é uma das maiores feiras do Estado e engloba uma grande diversidade de setores do agronegócio, além de ser integrada à 51ª Exposição Agropecuária, que deverá reunir cerca de 3,5 mil animais em exposição”, enumerou.

A expectativa se mantém em alta em função da força do evento aliada à realização de negócios, salientou Simões. Segundo ele, até o momento já está confirmada a realização de 12 leilões. “A Superagro é um evento do meio rural que vem ao meio urbano apresentar produtos e tradições, unindo lazer, cultura e tradição gastronômica em um único ambiente”, avaliou o dirigente.

Segundo o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, as expectativas são as melhores possíveis para esta sétima edição. A diversidade é um dos pontos que alavanca a participação dos diversos setores da cadeia produtiva, explicou ele. Um dos destaques será o 16º Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação, uma vez que “a educação sanitária é um serviço que deverá ser incorporado com mais eficiência pelos órgãos de defesa dos Estados, pela sua importância para os produtores, já que além de fiscalizar é importante que haja todo um processo educativo”, ponderou o diretor.

Multimostra

As novidades da edição 2011 da Superagro são o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, que vai premiar os cinco melhores produtos escolhidos nas regiões onde hoje é certificado, compreendendo o Serro, Canastra, Araxá, Cerrado e Vertentes. Novidades também com a Feira da Pesca, Aquicultura, Náutica e Turismo e o 16° Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação (Enesco).

Além da Tradicional Exposição Agropecuária, a Superagro Minas 2011 também sediará a realização da 15ª Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça); a Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários (Expovet); Feira da Agricultura Familiar; Ciclo de Palestras do Sebrae-MG; e o Ciclo de Aulas Técnicas.