12h05min - 12 de Julho de 2012 Atualizado em 21h39min - 29 de Junho de 2013

Mães e gestantes de Valadares recebem orientações de programa do Estado

Cadastros para o Mães de Minas podem ser feitos pelo telefone, no número 155, e a ligação é gratuita

Fabiana de Souza Nascimento, 30 anos, é mãe de primeira viagem e, antes da filha nascer, há uma semana, ouviu muitas sugestões sobre cuidados que deveria adotar. Mas as dúvidas só acabaram quando ela se cadastrou no programa Mães de Minas, de apoio a gestantes e mães com filhos de até 01 ano de idade.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), visa à redução das mortalidades infantil e materna em Minas Gerais. Por meio do projeto, as gestantes e mães recebem acompanhamento e orientação, de forma a garantir às famílias, especialmente as mais vulneráveis, um ambiente seguro e acolhedor aos seus bebês.

“O programa me ajudou a acabar com alguns mitos que vem sendo passado de geração em geração, como os cuidados com o umbigo da criança e com a mama”, relata Fabiana. Moradora de Governador Valadares, ela se cadastrou um dia antes da caravana Mães de Minas chegar à cidade e aproveitou para participar do evento, que oferece atividades ligadas à gestação e aos recém-nascidos, como oficinas gratuitas sobre o cuidado com o bebê, parto normal, dicas para uma gravidez saudável, confecção de brinquedos para o bebê e aleitamento materno. Além disso, nas caravanas as mães podem participar do registro de momentos em fotos e vídeos e de uma roda de compartilhamento de relatos sobre a gravidez, feitos por elas mesmas.

“O diferencial foi que as pessoas que deram as palestras eram mães também. Além da teoria, elas conheciam a prática, e isso é muito bom. Fiquei sabendo que teria (a caravana) em Teófilo Otoni e liguei para minhas colegas grávidas de lá, para elas participarem e também se cadastrarem no programa”, conta. A caravana Mães de Minas chega a Teófilo Otoni nesta sexta-feira (13).

Em Governador Valadares, 187 mães já foram cadastradas, e a expectativa da Superintendência Regional de Saúde no município é que o serviço seja estendido, uma vez que é totalmente gratuito. “A iniciativa visa monitorar e acompanhar desde a concepção, até a criança ter um ano de idade. Isso fortalece efetivamente o adulto, lá na frente. Além de diminuir a mortalidade, prioriza uma qualidade de vida muito superior para esse bebê”, destaca Narcélio Alves Costa, superintendente interino da SRS Governador Valadares. Ele reforça também o papel ativo desenvolvido pelos agentes do programa. “Aquela mãe cadastrada que não estiver realizando os exames preventivos, o Estado busca para o pré-natal, ela é prioridade para o Estado. Estamos resgatando o que há de mais caro, que é a vida”, enfatiza.

O atendimento do programa é realizado por meio do número 155. A ligação é gratuita e as mães e gestantes podem conversar com as ‘madrinhas’ (agentes treinadas para orientações básicas), ou com profissionais de saúde, como enfermeiros e médicos.

Acompanhamento das consultas

Thaynara Alecsandra da Silva tem apenas 14 anos, mas já carrega em seu ventre o primeiro filho. A gestação está no sexto mês e, desde que se cadastrou no programa Mães de Minas, Thaynara conta com o acompanhamento do Estado. Para ela, o apoio é fundamental. “Eles sempre ligam, perguntam se estou passando bem, me alimentando bem, se quero falar com o médico. Também ligam dois dias antes das consultas, para lembrar, e dois dias depois, para saber como foi, se está tudo certo, se tenho alguma dúvida”, diz.

Apesar da pouca idade, Thaynara já aconselha outras mães a participarem. “Tem muitas pessoas que precisam mesmo, mães de primeira viagem, como eu. Antes não tinha tanto toda essa assistência, na época da minha mãe, da minha avó”, reflete.

Taís Reliquias, coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da SRS de Governador Valadares, explica que o programa possui como característica, antes de tudo, a inclusão social. “O núcleo familiar tem a co-participação do Estado e dos municípios. As mulheres estão se sentindo acolhidas pelo Estado. As ligações são gratuitas, podem ser feitas de orelhão, celular, com custo zero”, pontua.

Em todo o Estado, 22.096 mães já estão cadastradas, mas o programa está preparado para atender a até 250 mil mães. O cadastro para participar deve ser feito pelo número 155, das 08h às 18h.

Redução da mortalidade materna é meta dos Objetivos do Milênio

Nessa quarta-feira (11), o governador Antonio Anastasia repactuou os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a serem alcançados até o ano de 2015. O documento foi assinado pela primeira vez em 2000, por 191 nações, entre elas o Brasil, e as metas estabelecidas visam à melhoria dos indicadores sociais, de saúde, meio ambiente e educação.

O programa Mães de Minas é uma das iniciativas do Governo de Minas para alcançar a meta repactuada, para 2015, com a Organização das Nações Unidas para a redução da mortalidade infantil para 11,9 mortes por mil nascidos vivos e melhoria da saúde da gestante, alcançando nos próximos três anos o patamar de 17,6 mortes por cem mil nascidos vivos.

Os indicadores atuais são respectivamente 18,5 mortes de crianças até cinco anos para cada mil nascidos vivos (2006) e 34,3 mortes em cem mil (2012). “Temos um grande esforço, o programa Mães de Minas, e a certeza de que vamos melhorar esses indicadores e avançar para, em 2015, termos alcançado o número que é considerado satisfatório pelas Nações Unidas. Ainda assim, é claro, vamos continuar trabalhando para chegarmos ao zero, que é o ideal”, destacou o governador.