19h17min - 16 de Julho de 2013 Atualizado em 19h18min

Maior evento estadual do setor de laticínios é oficialmente aberto em Juiz de Fora

Minas Láctea 2013 reúne principais empresas brasileiras da cadeia do leite; laticínios de oito estados do país participam do encontro

Teve início nesta terça-feira (16) um dos principais eventos do setor lácteo do Brasil, o Minas Láctea, no Expominas Juiz de Fora, na Zona da Mata. A abertura oficial do evento contou com a presença de autoridades regionais e estaduais. “Percebemos a expressividade que Minas tem no agronegócio leite, através da presença de empresas de vários estados do país no Minas Láctea”, afirma o presidente daEpamig, Marcelo Lana.

Autoridades visitaram os estandes e conheceram novidades em máquinas, equipamentos e insumos de mais de 130 empresas de todo o Brasil que participam do Minas Láctea 2013 e cerca de 600 produtos de laticínios de todo o país podem ser conferidos na Exposição de Produtos Lácteos (Expolac).

Concurso

A primeira programação do dia foi o julgamento do Concurso Nacional de Produtos Lácteos. De onze categorias foram avaliadas cinco: doce de leite, queijo gorgonzola, queijo prato lanche, queijo gouda e destaque especial. Participam 54 laticínios de oito estados do país.

Concorrem na categoria destaque especial laticínios de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Paraná com mais de 20 produtos, entre queijos à base de leite de cabra, produtos com ômega 3, 6 e 9 etc. O laticinista Ricardo Ribeiro estreou no concurso com uma linha diet. “A expectativa é vencer o concurso, mas queremos fortalecer parceria com o Instituto Cândido Tostes e buscarmos respaldo técnico para nosso mix de produtos”, destacou.

O Minas Láctea reúne cinco eventos: 41ª Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), a 40ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac), 40º Concurso Nacional de Produtos Lácteos, 2º Fino Paladar e Lac’Idea. O Minas Láctea vai até o dia 18 de julho e está aberto ao público de 14h às 21h.  A entrada é gratuita. Confira a programação completa emwww.minaslactea.com.br. O encontro será realizado até esta quinta-feira (18), com entrada gratuita.