15h30min - 26 de Março de 2013 Atualizado em 04h07min - 01 de Julho de 2013

Mais 60 municípios mineiros aderem ao Sistema Estadual de Transporte em Saúde

A SES-MG vai investir R$ 11,7 milhões na aquisição de veículos para estruturar os consórcios e os municípios beneficiados

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, lançou nesta terça-feira (26), em Belo Horizonte, a edição 2013 do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS), que tem como meta transportar os usuários do SUS aos serviços de saúde pré-agendados. Nesta edição, serão contemplados 60 municípios pertencentes às microrregiões de Caratinga, São Sebastião do Paraíso, Uberaba, Três Corações, Três Pontas, Guanhães e Unaí. O serviço será gerenciado pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde que atendem essas regiões.

“O governo tem sido audacioso em seus projetos e o Sistema Estadual de Transporte em Saúde é mais um programa estruturador que exemplifica muito bem o ideário do Choque de Gestão, que é fazer mais com menos. O SETS tem promovido, com eficiência, o transporte dos pacientes, garantindo um direito constitucional que é o acesso à saúde”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge.

Em 2013, a SES-MG vai investir R$ 11,7 milhões na aquisição de veículos, tipo micro-ônibus, e em convênios, visando estruturar os consórcios e os municípios beneficiados para a implantação e operacionalização do serviço.

De acordo com o secretário Antônio Jorge, cabe à SES investir na aquisição de veículos, computadores, softwares e consultoria, além de oferecer suporte técnico e fazer o acompanhamento da implantação do novo sistema. “O gestor municipal só vai arcar com o custeio mensal. Todos os veículos doados são rastreados via satélite, o que garante o acompanhamento do serviço e a segurança dos passageiros em todo o trajeto da viagem”, completa Antônio Jorge.

O SETS já foi implantado em 60 microrregiões de saúde tendo a cobertura de 8,5 milhões de habitantes em mais de 480 municípios no Estado. No total, o SETS possui 430 micro-ônibus, com capacidade para transportar 26 pessoas cada um, devidamente equipados com ar condicionado, TV, DVD, poltronas reclináveis e monitoramento via satélite.

Com alta expectativa em relação ao Sistema de Transporte, o prefeito de Entre Folhas, Edson Rogério, beneficiado nesta edição, se diz confiante na melhoria da saúde em sua região. “Vamos ter condições de prestar um transporte digno aos nossos pacientes, com tratamento personalizado, digno de primeiro mundo. É uma satisfação pra mim, como gestor, aderir ao programa”, comenta o prefeito.

Histórico

Entre 2005 e 2012, o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS) investiu mais de R$ 104 milhões do Tesouro do Estado para garantir aos pacientes do SUS um transporte mais humanizado e eficiente. Apenas em 2012, os veículos do SETS realizaram 110 mil viagens, transportando 1.840.119 milhão de pessoas, entre pacientes e acompanhantes, aos diversos estabelecimentos de saúde localizados em Minas Gerais.

O prefeito de São Gonçalo do Sapucaí, Benedito Álvaro Cunha, se diz orgulhoso em fazer parte do Sistema Estadual de Transporte em Saúde e fala sobre sua experiência com o serviço. “Faz um ano que aderimos ao SETS. E posso assegurar que de lá pra cá conseguimos otimizar o transporte de pacientes, que se apresenta como um dos gargalos da saúde. Diminuímos os custos e aumentamos o atendimento, sem fazer nenhuma distinção entre os pacientes”, afirma o prefeito.

Manutenção da frota

A SES-MG iniciou no ano passado a substituição dos micro-ônibus doados em 2005, visando manter a qualidade dos serviços prestados à população e o nível de economia para os municípios participantes do projeto. Para isto foram destinados R$ 1.351.120,00. “Essa é a ação mais desafiadora do programa. Em 2013 vamos substituir 40 veículos para que a qualidade do serviço e a segurança à população sejam mantidos”, garante o secretário de saúde, Antônio Jorge.

Para o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), Mauro Junqueira, muito em breve todo o estado será contemplado pelo Sistema Estadual de Transporte em Saúde. “Em Minas Gerais os projetos se iniciam e se estendem a todo o Estado, não ficam restritos a projetos pilotos. O SETS, além de promover o deslocamento das pessoas, estimula a discussão do transporte em saúde e consegue a aprovação da comunidade em muito pouco tempo. Ele traz muitos benefícios e faz com que os pacientes busquem o serviço, sendo um grande passo na melhoria e acesso à saúde de qualidade”, opina Mauro Junqueira.

Estiveram presentes na solenidade de lançamento da Edição 2013 do Sistema Estadual de Transporte em Saúde os deputados estaduais Antônio Carlos Arantes, Arlen Santiago, Ivair Nogueira e Rosângela Reis.