17h45min - 17 de Dezembro de 2013 Atualizado em 17h48min

Mais cinco cidades mineiras receberão investimentos para tratamento de água e esgoto

Pedro Leopoldo, Fama, Berizal, Caetanópolis e Minas Novas receberam investimentos superiores a R$ 8 milhões

O vice-governador Alberto Pinto Coelho assinou novas ordens de serviço, nesta terça-feira (17), na Cidade Administrativa, que autorizam a Copasa a dar início às obras de melhorias e ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em mais cinco municípios do Estado. Serão investidos mais de R$ 8 milhões. Os recursos fazem para do programa “Água da Gente”, o maior programa de água e esgoto feito na história de Minas.

“Nós estamos tratando de saúde pública e este programa tem algo fundamental que é a perspectiva de atender, fundamentalmente, os municípios com população inferior a 10 mil habitantes”, destacou o vice-governador lembrando que, dos 853 municípios mineiros, cerca de 500 tem até dez mil moradores.

A cidade de Fama, no Sul de Minas, irá receber recursos da ordem de R$ 835 mil que serão aplicados na ampliação do sistema de esgotamento sanitário, incluindo, entre outras obras, a construção de estação elevatória e a implantação de redes coletoras e ligações prediais. O prefeito Ângelo Henrique Saksida destacou que a atuação da Copasa no município tem levado desenvolvimento para a cidade. “Apesar de sermos uma cidade pequena temos tido toda atenção da Copasa. Todas as vezes que solicitamos somos bem atendidos, temos água e esgoto tratados e, hoje, somos uma cidade turística desenvolvendo a cada dia”, afirmou o prefeito.

Berizal, região Norte, receberá R$ 297 mil que serão aplicados nas obras e serviços de implantação do sistema de abastecimento de água da localidade de Barreiros. Na cidade de Caetanópolis, região Central, serão realizadas as obras de ampliação da capacidade de produção do sistema de abastecimento de água, que envolverão recursos da ordem de R$ 1,1 milhão.

Já a cidade de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, receberá recursos de R$ 224 mil que serão destinados às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água, que entre outras, inclui a implantação de estação elevatória de e de adutora de água bruta.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Pedro Leopoldo receberá recursos da ordem de R$ 5,6 milhões para a execução e fornecimento parcial de materiais das obras e serviços de complementação do sistema de esgotamento sanitário – Estação de Tratamento de Esgoto.

De acordo com o presidente da Copasa, Ricardo Simões, o programa Água da Gente garante um aporte da ordem de R$ 4,55 bilhões em saneamento, até 2016, para serem aplicados nas 626 cidades onde a empresa atua. “A Copasa está contribuindo naquilo que ela se propõe, que é e levar melhores condições de vida para a população”, afirmou.