18h19min - 28 de Fevereiro de 2013 Atualizado em 11h41min - 30 de Junho de 2013

Mais de 3 milhões de criadouros da dengue já foram recolhidos em Minas

Em coletiva, secretário de Saúde destaca que a doença é um desafio permanente; já foram notificados 48.720 casos no Estado

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, apresentou nesta quinta-feira (28), durante coletiva à imprensa, um balanço atualizado sobre a dengue no Estado. Até o momento, foram notificados 48.720 casos de dengue no Estado, sendo 12 óbitos. A coletiva aconteceu nesta quinta-feira (28), último dia do Encontro Estadual de Saúde, no Expominas, em Belo Horizonte.

De acordo com o secretário Antônio Jorge, a dengue é um desafio permanente e as ações acontecem o ano todo. “Mais de 80% dos focos de dengue estão dentro das casas, por isso faço um apelo à população, vamos enfrentar esta batalha juntos, vamos unir forças para vencer esta doença. Com nossas ações de mobilização, já recolhemos mais de 3 milhões de criadouros dentro das casas”, completou.

Quando questionado pelos jornalistas se o governo está preparado para o combate a dengue, o secretário foi enfático: “Estamos totalmente preparados e não precisamos agir de forma emergencial, pois o combate à dengue está intensificado neste momento de crise. Tivemos agentes de saúde que trocaram seu descanso para combater a doença. Em Araçuaí, agentes de saúde não descansaram no Natal e Réveillon para poder combater o Aedes aegypti”, declarou.

Palestra reforça tema da mobilização

Após a coletiva, foi proferida palestra sobre mobilização social. O coordenador de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Joney Fonseca, e o professor Frederico Vieira, consultor da SES/MG, falaram da importância de mobilizar a sociedade.

“O foco da apresentação foi solucionar os problemas coletivamente, pois quem atua de forma individual esquece que o mosquito que procria no quintal do vizinho pode picar alguém em sua casa”, explicou o professor Frederico. “Além do envolvimento individual, é importantíssimo o envolvimento das lideranças, sejam elas do terceiro setor ou do próprio poder público. Se nós tivéssemos essa cultura enraizada e estabelecida, com certeza a situação não estaria assim”, completou.

Ao final de sua apresentação Joney Fonseca mostrou ao público uma animação produzida pela SES/MG, “Deu a loca no mundo da fantasia”, em que personagens se unem no combate ao mosquito transmissor da doença. No decorrer de sua palestra Joney falou sobre as ações praticadas atualmente no Estado no combate ao mosquito. Para mais informações sobre o combate à dengue em Minas, acesse www.denguetemqueacabar.com.br.