13h30min - 29 de Setembro de 2008 Atualizado em 04h40min - 30 de Junho de 2013

Maria-Fumaça é destaque de Minas na Feira das Américas

RIO DE JANEIRO (29/09/08) - Uma viagem inesquecível aos principais destinos turísticos de Minas Gerais: este é o convite da Secretaria de Estado de Turismo aos visitantes da 36ª edição da Abav - Feira das Américas, que será realizada de 22 a 24 de outubro no Riocentro, Rio de Janeiro. O estande mineiro será a réplica de uma Maria-Fumaça do século passado, um dos meios de transporte mais tradicionais do Estado.

Um dos mais expressivos eventos do turismo brasileiro, a Abav recebeu, em 2007, aproximadamente 700 expositores do Brasil e exterior e 32 delegações estrangeiras, além de 24 mil visitantes, de acordo com a organização. “Estaremos em contato com um grande público profissional do setor, como agências e operadores de viagens do Brasil e do exterior, além de empresários do segmento. Apresentaremos destinos e roteiros prontos para comercialização, além de convidarmos para uma viagem pela cultura, natureza, aventura, bem-estar, romance e ruralismo de Minas”, afirma a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.

Estação

Dentro da “Estação Minas” haverá performances musicais, apresentações culturais e degustação de produtos da culinária mineira. Interagindo com os visitantes, estarão personagens típicos das antigas estações de trens, como o baleiro, o fotógrafo “lambe-lambe”, o baloeiro e o engraxate. O uniforme da equipe da Setur será adequado ao tema central. “Nosso estande será alegre e diversificado, repleto de cores e sabores, assim como é Minas Gerais”, complementa a secretária.

O estande de Minas Gerais foi concebido para despertar no visitante o desejo de vivenciar o Estado, desfrutando dos inúmeros atrativos e aproveitando para fazer negócios, buscar o bem-estar, descansar nas fazendas e cidades históricas, se aventurar nos parques abertos à visitação ou se encantar com as paisagens e o patrimônio histórico e cultural do Estado.

Hoje, é possível fazer passeios de Maria-Fumaça em Minas no trecho que liga São João del-Rei a Tiradentes e também entre Ouro Preto e Mariana. Outros dois passeios são o “Trem das Águas”, de São Lourenço a Soledade, e o “Trem da Mantiqueira”, de Passa Quatro a Coronel Fulgêncio, no Sul do Estado.

Integração

Passeando pela plataforma de embarque, o visitante poderá conhecer os atrativos dos Circuitos Turísticos Mineiros, divididos por segmentos, de acordo com a política de segmentação da Setur. Representado a natureza e aventura de Minas, estão presentes os circuitos Parque Nacional da Serra do Cipó, Grutas, Serras do Ibitipoca, Canastra, Terras Altas da Mantiqueira, Pico da Bandeira e Serras Verdes Sul de Minas; os circuitos do Ouro, Diamantes e Trilha dos Inconfidentes darão destaque para a cultura mineira; a tradição rural, representada pelos circuitos Villas e Fazendas, Verde Trilha dos Bandeirantes e Lagos, e os circuitos turísticos das Águas e Caminhos Gerais, que apresentarão destinos ideais para romance e bem-estar, com as águas minerais e termais.

Em parceria com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), o estande institucional de Minas, no pavilhão 3, será integrado por: Turismo Solidário, projeto da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan); Sebrae Minas; Associação das Cidades Históricas de Minas; Instituto Estrada Real; Belo Horizonte Convention Bureau e Águas Minerais de Caxambu.