13h01min - 29 de Março de 2009 Atualizado em 10h09min - 27 de Junho de 2013

Martinho da Vila encerra 8ª Semana da Água em Minas Gerais

O Parque da Serra do Rola Moça foi cenário para o encerramento da 8ª Semana da Água. No evento, o cantor, compositor e escritor Martinho da Vila lançou seu oitavo livro “A Serra do Rola Moça”, inspirado no poema escrito por Mário de Andrade e que também inspirou o nome do parque.

BELO HORIZONTE (29/03/2009) – O Parque Estadual da Serra do Rola Moça foi cenário para o encerramento da 8ª Semana da Água, organizada pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). Na última sexta feira (27) o cantor, compositor e também escritor Martinho da Vila lançou na Unidade de Conservação seu oitavo livro “A Serra do Rola Moça”, inspirado no poema homônimo escrito por Mário de Andrade e que também inspirou o nome do Parque.

De acordo com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, o evento simbolizou a união da arte com a natureza, fato que deve levar as pessoas à reflexão. “Estamos reunidos num local onde a natureza nos presenteou com sua beleza. Devemos lembrar que a humanidade deve preservar aquilo que lhe foi dado e homenagear sua magnitude através da arte”, disse.

O Parque Estadual da Serra do Rola Moça, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é uma das mais importantes áreas verdes do Estado e o terceiro maior parque em área urbana do país, com cerca de quatro mil hectares. O Parque abriga alguns dos principais mananciais que abastecem a capital.

Livro

O livro "A Serra do Rola Moça", segundo o autor, é uma novela sobre relações familiares, inspirada na ‘tradicional família mineira’, a obra perpassa também o folclore, a música, a poesia e a culinária do Estado. Idéia que surgiu a partir do convite de um amigo do escritor, o produtor Hermínio Bello de Carvalho, para musicar o poema de Mário de Andrade.

O nome do Parque foi contado em "causo" e imortalizado por Mário de Andrade em um poema que relata a história de um casal que, logo após a cerimônia de casamento, cruzou a Serra de volta para casa. No caminho, o cavalo da moça escorregou no cascalho e caiu no fundo do grotão. O marido, desesperado, esporou seu cavalo ribanceira abaixo e "a Serra do Rola-Moça, Rola-Moça se chamou".

Homenagem

Além da visita ao Parque o cantor Martinho da Vila foi presenteado com a apresentação do coral da Copasa, que cantou o poema “Serra do Rola Moça”, musicado por Martinho. “Fiquei emocionado, é a primeira vez que vejo minha música cantada por um coral”, afirmou o cantor.

O secretário de Cultura, Paulo Brant, que no evento representou o governador, fez um trocadilho com a famosa composição de Noel Rosa que diz que “São Paulo dá café, Minas dá leite e a Vila Isabel dá Samba”, o secretário disse que “Minas também dá samba e dos bons”, aproveitando para citar o famoso compositor Ataulfo Alves, do qual é comemorado o centenário em 2009.

Semana das Águas

‘Os avanços e os desafios da Política das Águas de Minas Gerais’ foi o tema de abertura do 8º Fórum das Águas de Minas, que aconteceu em Belo Horizonte, entre os dias 23 e 27 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22. A solenidade de abertura aconteceu na Assembléia Legislativa, reunindo representantes do governo e sociedade, que apontaram os principais avanços na gestão, as limitações e o que ainda precisa ser feito para garantir a preservação, a recuperação e o consumo sustentável da água.

Durante o Fórum das Águas, em solenidade no Palácio da Liberdade no dia 25, o governador Aécio Neves autorizou investimentos de R$ 259 milhões em uma nova etapa do projeto Meta 2010, que prevê ações de recuperação da bacia do rio das Velhas. Os recursos serão aplicados pela Copasa - R$ 239 milhões - em tratamento de esgoto e pelo Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) - R$ 20 milhões - na implantação de soluções tecnológicas de destinação adequada de lixo urbano. Esses R$ 259 milhões fazem parte de um investimento total de R$ 1,3 bilhão que, até 2010, será aplicado na revitalização da bacia.

No dia 26, o Igam lançou o Mapa da Qualidade das Águas de Minas Gerais. O estudo revelou que a qualidade da água dos rios de Minas se manteve estável em 2008, predominando o índice de qualidade médio, responsável por 45,1% das ocorrências. Houve, ainda, um aumento da ocorrência de águas de boa qualidade, passando de 27,3% em 2007 para 28,3% em 2008 e a diminuição da ocorrência de água com condição de qualidade muito ruim 2,5% em 2007 para 2,0% em 2008. Os melhores resultados foram encontrados nas bacias do Rio Pardo, no nordeste do estado, do Rio Paranaíba e do Rio Jequitinhonha. A bacia do rio São Francisco apresentou os piores resultados, mas predominou o índice de qualidade médio (41% de frequência).

Capacitação

Dentro da programação do Fórum das Águas de Minas Gerais foram oferecidos gratuitamente à comunidade cinco minicursos voltados para o gerenciamento de recursos hídricos. O destaque foi o curso de Elaboração de projetos ambientais para captação de recursos do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro). O Fundo, que este ano tem disponíveis recursos da ordem de R$ 75,5 milhões, beneficia projetos que visam à melhoria da qualidade das águas no Estado.

Os minicursos também abrangeram temas como a integração da gestão de recursos hídricos com a gestão de meio ambiente, a regularização ambiental, a utilização prática das informações do monitoramento da qualidade das águas e a elaboração de termos de referência de Planos Diretores de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas.