Minas por Região
Saúde

13h24min - 11 de Abril de 2013 Atualizado em 19h34min - 30 de Junho de 2013

Maternidade do Hospital Júlia Kubitschek recebe título de Hospital Amigo da Criança

Reconhecimento do Ministério da Saúde consagra o trabalho da equipe multiprofissional da unidade, referência em amamentação no estado

O Ministério da Saúde (MS) concedeu à maternidade do Hospital Júlia Kubitschek, da Rede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o título de Hospital Amigo da Criança, iniciativa idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas (Unicef) para promover, proteger e apoiar a amamentação.

O reconhecimento, publicado no último dia 28 de março em portaria do MS, consagra o trabalho da equipe multiprofissional da maternidade, que há anos buscava alcançar esse resultado.

Com o objetivo de aperfeiçoar as boas práticas assistenciais e a qualificação da atenção obstétrica e neonatal, a maternidade do Hospital Júlia Kubitschek passou por reforma e ampliação de sua estrutura física, além de apoiar e participar também da Rede Cegonha, uma estratégia do Ministério da Saúde fundamentada nos princípios da humanização da assistência à mulher e ao neonato.

Mudanças que fizeram efeito

Para elevar a qualidade do atendimento, nos últimos anos, a maternidade passou ainda por diversas mudanças culturais e de rotina, perseguindo sempre o objetivo de diminuir os elevados índices de desmame precoce.

Com base nos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, foram realizados treinamentos para funcionários de todas as categorias profissionais envolvidas no cuidado da mãe e do filho (médicos, profissionais de enfermagem, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, porteiros, etc).

Segundo a Fhemig, a direção da maternidade mobilizou todos os funcionários, sensibilizando-os para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Ao ser reconhecida com o título Hospital Amigo da Criança, a maternidade se torna referência em amamentação no estado.

As mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o puerpério, aumentando dessa forma os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado, reduzindo a mortalidade materna e infantil.

Orientação também para gestantes

Além disso, a unidade também estruturou um curso de gestantes para atender às pacientes que realizam pré-natal no ambulatório do hospital e nas Unidades Básicas de Saúde da região do Barreiro.

O intuito do curso foi o de orientar e tirar dúvidas em relação à amamentação, aos cuidados com o recém-nascido e ao momento do parto, além de oferecer visitas programadas à Maternidade.

Eliane Fonseca, uma das responsáveis pela Educação Continuada da Maternidade do HJK, expressou sua satisfação com a conquista.

“O reconhecimento do Ministério da Saúde é uma realização e consequência do trabalho realizado dia-a-dia com as mulheres. Ele reflete os valores de toda a equipe, que realmente acredita no aleitamento materno. Fazer as mulheres amamentarem vai refletir em crianças com maior capacidade de aprendizagem, pessoas mais carinhosas e mais saudáveis. Enfim, ajudamos a criar uma sociedade melhor”, destaca.

Em todo o mundo já são mais de 19 mil hospitais Amigo da Criança e, no Brasil, 329 (148 no nordeste, 69 no sudeste, 38 no centro-oeste, 52 no sul e 22 no norte).

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato