15h47min - 05 de Agosto de 2013 Atualizado em 15h51min

Melhores do JEMG 2013 asseguram vaga para Jogos Escolares da Juventude

Etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais foi encerrada no último sábado, com a divulgação das escolas campeãs em todas as modalidades da competição

Foi encerrada no último sábado (3) a etapa estadual do Programa Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), em Passos, na região Sul do Estado. Ao final da competição, as equipes campeãs carimbaram o passaporte rumo aos Jogos Escolares da Juventude (ex-Olimpíadas Escolares), que serão realizados ainda neste segundo semestre.

No xadrez, Fernanda Santos Rodrigues, do Sesi/BH, e Arthur  Chiari, do Sebrae/BH, venceram no módulo II e vão a Belém para tentar o bicampeonato da etapa nacional. No ano passado, Minas monopolizou as medalhas de ouro do xadrez nas Olimpíadas Escolares para alunos de 15 a 17 anos, realizadas em Cuiabá.

Entre as modalidades coletivas, das oito escolas campeãs no módulo I, para alunos-atletas de 12 a 14 anos, cinco também conquistaram medalha de ouro na etapa estadual em 2012. O basquete masculino do Colégio Arnaldo (Belo Horizonte) e o vôlei masculino da Escola Estadual Dr. Duarte Pimentel de Ulhôa (Uberlândia) sagraram-se tricampeões estaduais do JEMG.

A Escola Estadual Rosarinha Pimentinha (Capelinha) no futsal feminino, o Colégio Batista Mineiro (Uberlândia) no futsal masculino e a Escola Estadual José Paranaíba (Santa Vitória) no handebol masculino conquistaram o bicampeonato. A Escola Estadual Yolanda Jovino Vaz (Arcos) venceu no vôlei feminino e levou para a cidade o primeiro troféu de campeão estadual do JEMG da história do município entre todas as modalidades.

No módulo II, para alunos-atletas de 15 a 17 anos, no handebol feminino, a Escola Estadual Cônego Joaquim Monteiro (Matias Barbosa) conquistou o segundo título consecutivo. O vôlei feminino do INEI/COC (Uberlândia) foi campeão e vai, pela terceira vez, representar Minas na etapa nacional.

Jogos Escolares da Juventude

Os Jogos Escolares da Juventude representam o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição, de abrangência nacional, reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Consideradas as fases seletivas – como o JEMG –, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3,9 mil cidades participantes.

A cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, recebe, de 5 a 14 de setembro, as disputas para alunos-atletas de 12 a 14 anos. De 7 a 16 de novembro, Belém, capital do Pará, será sede das competições para alunos atletas de 15 a 17 anos. Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo.

Já os melhores do paradesporto se classificam para as Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas entres os dias 25 de novembro e 1º de dezembro, em São Paulo.

Jogos Escolares

O JEMG é a maior competição esportiva-educacional do Estado, na qual participam escolas das redes pública e privada, com estudantes do ensino fundamental e médio. Os jogos acontecem nos módulos I, com alunos de 12 a 14 anos, e II, de 15 a 17 anos. É desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço www.jemg.mg.gov.br.

Confira aqui a lista das escolas campeãs em todas as modalidades do JEMG 2013.