Minas por Região
Turismo

15h10min - 05 de Setembro de 2012 Atualizado em 22h44min - 29 de Junho de 2013

Mercado Central completa 83 anos e celebra com música e degustação

No evento, participantes poderão apreciar atrações com a participação de músicos e chefs renomados, além de conhecer os atrativos que consagram a gastronomia do Estado

O feriado de Sete de Setembro promete ser animado na capital mineira. Um dos principais ícones do turismo de Belo Horizonte, o tradicional Mercado Central, comemora o seu 83° aniversário. A programação do evento terá início às 10h e segue durante todo o dia com um bolo gigante na Praça do Abacaxi, chegada de cavalgada na Avenida Augusto de Lima e animados shows, como o das duplas Lu e Tchelo e Alan e Alex, além do grupo de samba Copo Lagoinha, agitando o dia dos visitantes.

A iniciativa conta com a parceria do Governo de Minas, das federações do Comércio (Fecomércio Minas), das Indústrias (Fiemg) e da Agricultura e Pecuária (Faemg) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dentro das ações de fortalecimento e divulgação da gastronomia mineira - um dos principais ícones da cultura e do turismo do Estado.

Durante o evento, que contará com vários espaços de degustação, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) fará exibição de vídeos com os atrativos do Estado para o público presente. De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, o Mercado Central é uma importante referência da gastronomia de Minas Gerais. “Nada melhor que aliarmos o turismo às comemorações do aniversário do Mercado Central, que é uma grande riqueza de todos os mineiros,” afirma.

O secretário lembrou ainda que pesquisa de demanda realizada pela Setur, em 2011, demonstra que a gastronomia, o queijo, a cachaça, o pão de queijo e o café representam 18% da referência de Minas Gerais na lembrança do turista. “Portanto, estamos trabalhando para qualificar nosso serviço na rede de bares e restaurantes e preparar roteiros gastronômicos do café, cachaça e do queijo”, destacou.

Mexida Gastronômica

Dentro das comemorações do aniversário do Mercado Central haverá também a Mexida Gastronômica - uma reunião de chefs de restaurantes do projeto Viva Mesa, da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, Abrasel e os bares do Mercado Central. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita e preços acessíveis.

Os chefs representantes dos restaurantes participantes preparam, aos olhos do público, os pratos com pelo menos um ingrediente tipicamente mineiro. O objetivo é promover e divulgar a gastronomia mineira por meio de um intercâmbio entre alta gastronomia e a culinária popular de Minas Gerais dentro de um mesmo espaço.

Para participar de toda a programação do evento, os interessados devem trocar o ingresso por dois quilos de alimentos não perecíveis no Espaço Cultural, dentro do próprio Mercado Central.

Madrid Fusión

Ainda dentro das ações de fortalecimento e divulgação da gastronomia mineira, o Estado foi escolhido como tema central da edição de 2013 do Madrid Fusión, considerado o maior festival de gastronomia do mundo. A escolha levou em consideração a tradição da culinária mineira e o esforço que está sendo feito para promover a gastronomia do Estado.

Na semana passada, representantes do Madrid Fusión vieram à Minas Gerais para formalizar a participação do Estado no evento, que será realizado na capital espanhola em janeiro do próximo ano, e também para participar do Festival de Gastronomia de Tiradentes. A Agência Minas fez uma entrevista exclusiva com a diretora e uma das fundadoras do festival, Lourdes Plana. Confira ao lado.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato