Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

16h40min - 28 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 01h40min - 30 de Junho de 2013

Mercado de panificação ganhará novos profissionais na Grande Belo Horizonte

Secretaria de Trabalho e Emprego inaugura Padaria Escola, no Sine Gameleira

“A inauguração da Padaria Escola, no Sine Gameleira, é o primeiro de vários outros passos que pretendemos dar para fazer de Minas um Estado melhor para se investir e viver. Em 2011, tivemos grande dificuldade em colocar profissionais qualificados no setor de panificação no mercado de trabalho, por meio das nossas unidades do Sine. A ideia da Padaria Escola surgiu exatamente dessa escassez. Vamos qualificar trabalhadores para atuarem no mercado de trabalho com eficácia e dedicação, pois é isso que está em falta. 2012 será diferente”, afirmou o secretário de Estado Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, nesta terça-feira (28), durante solenidade de inauguração da Padaria Escola, no Sine Gameleira, em Belo Horizonte.

O evento de inauguração da Padaria Escola é fruto de uma parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Minas) e Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sincovaga), e irá ofertar curso de Padeiro Confeiteiro, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Para a diretora regional adjunta do Senac Minas, Marilene Siqueira, a iniciativa é um pontapé fundamental para atender as demandas das empresas do setor de panificação. “O mercado de trabalho está aclamando por profissionais nesse setor e juntos, Sete, Senac e Sincovaga, possibilitaremos a formação profissional de trabalhadores para atuarem e conquistarem seu espaço”, comemora.

A primeira turma do curso, que terá início em 26 de março, terá 20 alunos e carga horária de 230 horas/aula, sendo 4 horas por dia. As aulas serão realizadas no Sine Gameleira, localizado à rua Cândido de Souza, 510, bairro Nova Cintra.

As inscrições para o curso de Padeiro Confeiteiro deverão ser feitas até 16 de março, por meio do site www.mg.senac.br/programasenacdegratuidade. Os interessados devem ser alunos que estejam cursando ou já tenham concluído a educação básica e para trabalhadores empregados ou desempregados com renda per capita de até 2 salários mínimos.

Estiveram presente no evento, além do secretário Carlos Pimenta, o assessor especial do Gabinete da Sete, Agnus Rodrigues; o superintendente de Regionalização da Sete, Agostinho Magalhães; o diretor de Gestão de Programas de Microcrédito, Fábio João Pinheiro; os diretores regionais de Belo Horizonte e Ibirité, Alexandre Silva e Virginia Diniz, respectivamente; o presidente do Sincovaga, Ivo José Castro; a superintendente do Sincovaga, Érica Fonseca; e a diretora Regional Adjunta do Senac Minas, Marilene Siqueira.

Sine Gameleira

Além da Padaria Escola, o Sine Gameleira abriga o Supermercado Escola e receberá, futuramente, o Açougue Escola, que tem previsão de inauguração para o mês de abril.

Números do setor

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), durante o ano de 2011, o setor de panificação admitiu 6.880 trabalhadores em Minas Gerais. Comparando os anos de 2010 e 2011, o setor apontou crescimento no número de admitidos de 11,06%, uma vez que 6.195 trabalhadores foram inseridos no mercado de trabalho em 2010.