20h20min - 02 de Junho de 2011 Atualizado em 23h19min - 28 de Junho de 2013

Minas apresenta ações contra seca e avalia inclusão do tema defesa civil na grade curricular

MONTES CLAROS (02/06/11) - Aliado aos investimentos de R$ 9,282 milhões que o Governo do Estado fará neste ano no Norte de Minas e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri no combate aos problemas causados pela seca, a diretoria de ensino da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) anunciou que já está trabalhando junto com a Secretaria de Estado da Educação (SEE), objetivando a inserção do tema defesa civil na grade curricular das escolas mineiras.

Nesta quinta-feira (2), durante o lançamento do Plano de Contingência para Minimização dos Impactos Provocados pela Seca em Minas Gerais – Plano Seca 2011, em Montes Claros, no Norte de Minas, o secretário-executivo da Cedec, tenente-coronel Eduardo César Reis, revelou que, além de levar o debate da importância da defesa civil para as escolas, o Estado está investindo na capacitação dos membros das comissões municipais de defesa civil. Entre 2005 e 2010, foram capacitadas cerca de 4,6 mil pessoas, em 189 cursos realizados em Belo Horizonte e em cidades do interior do Estado. “Levar o tema defesa civil para debate nas escolas, proporcionará, a médio e longo prazo, uma melhor compreensão da sociedade para a importância do planejamento antecipado de ações de prevenção contra catástrofes”, acredita o secretário-executivo da Cedec.

Durante o evento, a coordenadoria realizou o segundo encontro de lideranças e prefeitos da área mineira do Nordeste, objetivando a apresentação do Plano Seca 2011. Os R$ 9,828 milhões disponibilizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag) e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), serão utilizados na compra e distribuição de 752 cisternas de vinil, cada uma com capacidade para 8 mil litros de água; distribuição de 71 mil 596 cestas básicas; e contratação de 1.075 caminhões pipa para abastecimento de água das comunidades mais afetadas pela estiagem.

Trabalho integrado

O coordenador estadual da Cedec e chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Luiz Carlos Martins, destacou a importância do lançamento do Plano Seca, salientando se tratar de um trabalho integrado de vários órgãos do governo estadual, visando minimizar os problemas enfrentados pela população, principalmente a mais carente. O coronel disse ainda que a integração de esforços entre Estado, prefeituras e sociedade civil é fundamental para superar os problemas causados pela seca, que tem previsão de perdurar pelos próximos anos, sobretudo em virtude das mudanças climáticas pelas quais o mundo tem passado nos últimos anos.

O diretor do Idene, Rúbio Andrade, salientou que, além das ações emergenciais que o governo tem implementado anualmente para minimizar os problemas causados pelos longos períodos de estiagem, vários projetos estão sendo implementados visando encontrar soluções de longo prazo para que o Norte de Minas e os vales do Jequitinhonha e Mucuri tenham condições de conviver com a seca. É o caso, por exemplo, do Programa de Convivência com a Seca e Inclusão Produtiva, por meio do qual, até 2014, Minas deverá aplicar R$ 34 milhões em obras de construção de pequenas barragens.

Entre 2006 e 2010, Rúbio Andrade revelou que o Governo de Minas aplicou R$ 7,2 milhões na abertura de 4,5 mil cisternas, além de R$ 16 milhões na execução de, aproximadamente, 400 projetos por meio do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR). As ações foram voltadas, prioritariamente, para perfuração de poços tubulares e construção de tanques e pequenas barragens para armazenamento de água das chuvas. A estimativa é de que as obras estão beneficiando 16 mil famílias que antes sofriam os problemas causados pela seca, sobretudo no que se refere ao abastecimento de água.

Lideranças

Além de técnicos e dirigentes de órgãos governamentais atuantes na área mineira da Sudene, o lançamento do Plano Seca 2011 contou com a participação de prefeitos e de deputados federais. O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), Valmir Morais de Sá, destacou a iniciativa de antecipar o planejamento do combate aos problemas enfrentados pelo Norte de Minas, sobretudo a partir do segundo semestre.

A deputada federal Maria Perpétua de Almeida (PCdoB/Acre), integrante da Comissão de Desastres Ambientais do Congresso Nacional, destacou a importância da iniciativa do Governo do Estado e da Cedec. “É preciso que o trabalho de planejamento das coordenadorias de defesa civil seja ampliado para todo o país, levando-se em conta que o governo tem condições de prever a ocorrência de problemas e antecipar, junto com a sociedade, os planos de ação específicos para cada região”, afirmou.

Os deputados federais Gabriel Guimarães (PT), José Silva (PDT) e Marcelo Viviani Gonçalves (PDT/RJ) também destacaram a iniciativa do governo mineiro. Segundo eles, o Norte de Minas e os vales do Jequitinhonha e Mucuri precisam contar com atenção especial dos governos estadual e federal, principalmente no que se refere aos investimentos em projetos de aumento da infraestrutura hídrica, o que, a médio e longo prazo, dará condições à população de conviver com as adversidades climáticas. O coordenador da Comissão de Combate às Catástrofes Climáticas, deputado federal Ademir Camilo (PDT), frisou que até o final do ano o Congresso Nacional pretende definir uma legislação para combate aos problemas climáticos no país, levando-se em conta o aumento dos problemas registrados em diversas regiões em virtude do excesso ou falta de chuvas, como é o caso da área mineira do Nordeste.