16h39min - 25 de Abril de 2008 Atualizado em 14h19min - 15 de Junho de 2013

Minas discute educação de adultos para conferência internacional

BELO HORIZONTE (25/04/08) – O encontro da região Sudeste preparatório para a VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (Confintea) foi aberto nesta sexta-feira e prossegue neste sábado em Belo Horizonte. O tema é a Educação e Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida no Brasil. Já foram feitos 27 encontros estaduais e estão sendo realizados cinco regionais. O Confintea nacional acontecerá em maio, sem local e data definidos.

Os encontros preparatórios têm como objetivos compreender a educação de jovens e adultos como direito de aprender ao longo da vida e não apenas de escolarizar-se; construir um quadro diagnóstico de referência sobre os desafios a serem enfrentados e que orientarão as políticas públicas do Estado; e reconhecer os fóruns sobre assunto como interlocutores na construção de políticas públicas nos estados. Também têm como meta promover a construção da especificidade da educação de jovens e adultos no Sistema Nacional de Educação, como conseqüência de um regime de colaboração entre os entes federados e na relação com a sociedade civil organizada, capaz de garantir o acesso, permanência e a qualidade na educação de jovens e adultos, além de construir um documento nacional sobre o tema.

O Brasil é o primeiro país de Hemisfério Sul a sediar a VI Confintea. A conferência internacional é coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e tem como representantes segmentos sociais, educacionais e governamentais. O principal objetivo é o reconhecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como elemento importante e fator que contribui com as aprendizagens ao longo da vida, tendo a alfabetização como alicerce, e o reconhecimento do papel da EJA para a realização das atuais agendas de educação e desenvolvimento internacionais.