Governador

19h06min - 08 de Abril de 2013 Atualizado em 02h21min - 01 de Julho de 2013

Minas é o Estado mais municipalista do Brasil, afirma Anastasia

Ao participar da posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, governador volta a defender mais autonomia para Estados e municípios

O governador Antonio Anastasia defendeu, durante a solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em Montes Claros, no Norte de Estado, mais autonomia para estados e municípios de forma a garantir serviços públicos de melhor qualidade para a população.

“Nós não cansamos de dizer, à exaustão, que Minas Gerais é o Estado mais municipalista do Brasil, não só pelo número, são 853 municípios, mas, sobretudo, por uma vocação histórica, muito presente na nossa trajetória cultural, que é a força do poder local, a força dos municípios. Aqui há essa característica, à qual se somou uma outra iniciativa que é o nosso associativismo, juntarmos os nossos municípios através de bandeiras comuns. E assim foram criadas ao longo dos anos muitas associações microrregionais com objetivo de prestar serviços de interesse coletivo”, afirmou.

Antonio Anastasia lembrou que, no momento, o Brasil enfrenta uma discussão fundamental para o futuro, a questão relativa ao pacto federativo. “A Federação Brasileira está doente. É uma opinião unânime dos 27 governadores brasileiros de todos os partidos. Durante décadas e décadas, estamos assistindo ao enfraquecimento paulatino da Federação. Isso não é possível, porque estamos, assim, afastando a solução dos problemas. O processo de descentralização tem de ocorrer”, afirmou Anastasia.

Como exemplo, o governador citou um problema característico da região do Norte de Minas. A despeito da Assembleia Legislativa ter aprovado uma lei específica para a região ela não teve valia, já que lei federal sobrepôs-se à legislação estadual. “As características da mata seca mineira são diferentes das do resto do Brasil. Mas nós estamos restritos a uma normatização federal”, lembrou o governador.

Amams

Durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Amams, o governador destacou a importância da região Norte para Minas Gerais e as ações do governo do Estado na região nos últimos anos.

“O Norte de Minas tem uma singularidade. É uma região geográfica ampla, uma região com capital humano excepcional, uma mão de obra muito dedicada, o que permitiu que o governo tivesse trabalhado para atrair a Alpargatas e também a Case New Holland, para Montes Claros”, destacou Anastasia.

A nova diretoria da Associação tem o prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, como presidente, e o de de Bocaiúva, Ricardo Afonso Veloso, como 1º vice-presidente. Fazem parte ainda os prefeitos de São Francisco, Luiz Rocha Neto (2º vice-presidente), de Francisco Dumont, Carlos Mário Pereira (diretor de Gerenciamento Econômico, Finanças e Projetos), de Rubelita, Inael de Almeida Murta (diretor de Articulação Política) e Águas Vermelhas, Nilson Campos (Diretor de Desenvolvimento Regional).  O Conselho Fiscal é integrado pelos prefeitos Nixon Marlon Gonçalves (Fruta de Leite), Hélio Pinheiro da Cruz Júnior (Catuti), Erildo Espírito Santo (Itamarandiba), Geraldo Anchieta Oliveira (Urucuia), José Reis Nogueira de Barros (Bonito de Minas) e Edmárcio Moura Leal (Matias Cardoso).

O prefeito de Bocaiúva, Ricardo Afonso Veloso assumiu a presidência do Conselho Diretor do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun).