16h29min - 21 de Maio de 2007 Atualizado em 21h52min - 29 de Junho de 2013

Minas Educar incentiva servidores públicos a retomar estudos

Cerca de 15,5 mil servidores públicos mineiros aderiram ao Programa Minas Educar de incentivo à conclusão do ensino fundamental e médio. Eles têm seus horários de trabalho flexibilizados e são atendidos em 762 escolas, postos e centros de Educação Continuada em todo o Estado de Minas Gerais.

BELO HORIZONTE (21/05/07) - Cerca de 15,5 mil servidores públicos mineiros aderiram ao Programa Minas Educar de incentivo à conclusão do ensino fundamental e médio. Eles têm seus horários de trabalho flexibilizados e são atendidos em 762 escolas, postos e centros de Educação Continuada em todo o Estado.

Valdir Afonso da Silva, 52, pai de dois universitários e que nunca cansou de estimulá-los a prosseguir nos estudos, é um exemplo dessa nova realidade. O auxiliar de serviços gerais da Escola Estadual Pedro II, região central de Belo Horizonte, não completou o nível fundamental de escolaridade, mesmo há mais de 16 anos entre professores, salas de aula e estudantes.

A história de Valdir começou a mudar no ano passado, quando passou a freqüentar o histórico prédio da Escola Estadual Afonso Pena, onde hoje cursa a 7ª série através do Minas Educar. Valdir também recebe o apoio dos filhos e avança para outras conquistas. “Larguei o alcoolismo quando comecei a estudar de novo”, afirma.

Colegas de Valdir, Nôemia Raimunda Lélis, 55, e Olga Mariano Leite, 49, também compartilham histórias. Mãe de três filhos adultos, Nôemia trabalha há 17 anos como cantineira da “Afonso Pena” e estava há décadas afastada dos livros: “meu pai achava que era suficiente que uma filha estudasse até a 4ª série”, diz. Agora que freqüenta a sala de aula, ela adianta que não irá parar. Já Olga, funcionária da Secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) há 18 anos, encontrou nos colegas de classe o entusiasmo para seu retorno aos estudos. Estava fora da escola há 37 anos. O Minas Educar é uma parceria entre as Secretarias de Estado de Educação (SEE) e a Seplag.