16h03min - 02 de Março de 2006 Atualizado em 03h30min - 01 de Julho de 2013

Minas exporta cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional

As unidades de qualificação profissional móveis, montadas em carretas, que levaram cursos de informática, confecção e elaboração de alimento a municípios da Estrada Real, estarão presentes na Olimpíada do Conhecimento, em Recife. Mais uma vez, Minas exportará cursos de qualificação para outro Estado.

BELO HORIZONTE (02/03/06) – As três unidades de qualificação e aperfeiçoamento profissional móveis, montadas em carretas, que levaram, em 2005, cursos de informática, confecção e elaboração de alimento a 33 municípios mineiros da Estrada Real, estarão presentes na Olimpíada do Conhecimento 2006. Maior evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Brasil, a Olimpíada acontecerá em Recife (PE), de 6 a 12 de março. Mais uma vez, Minas Gerais estará exportando cursos de qualificação profissional para outro Estado.

Idealizadas pelo Senai, com o apoio do Instituto Estrada Real, do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais, por meio do Governo de Minas, em 2005 as carretas qualificaram em produção de alimentos 1.001 alunos em 10 municípios, 336 alunos de 16 municípios em confecção e 676 pessoas de 13 municípios em informática.

A carreta de informática levou aos municípios mineiros os cursos de introdução à microinformática, windows, word, excel e internet. Costura em malharia foi o curso levado pela unidade móvel de confecção. Na área de alimentos, foram ministrados cursos de quitanda, biscoitos caseiros, doces em pasta e compotas, patês e doces especiais.

O curso de informática foi levado aos moradores de Diamantina, Gouveia, Serro, Guanhães, Conceição do Mato Dentro, Serra do Cipó, Jaboticatubas, Itabira, Nova União, Santa Bárbara, Catas Altas, Barra Longa e Itabirito. O de costura em malharia, que incluiu controle e operação de máquinas de costura industriais reta, overlock, interlock e galoneira, foi ministrado em Santo Antônio do Leite, Mariana, Ouro Preto, Congonhas, São Braz do Suaçui, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios, Resende Costa, Lagoa Dourada, Carandaí, Coronel Xavier Chaves, Prados, Tiradentes e São João del-Rei.

Na parte de fabricação de alimentos, o curso, que incluiu pão de queijo, pães, bolos, rocamboles, broas, biscoitos diversos, doces de leite, abóbora e frutas, trufas, tortas, salgados e patês diversos, foi ministrado em Carrancas, São Tomé das Letras, Aiuruoca, Caxambu, Lambari, São Lourenço, Maria da Fé e Passa Quatro.

Qualificação e aperfeiçoamento

Oferecidos a 2.013 alunos com mais de 14 anos, os cursos tiveram por objetivo a promoção de ações de qualificação e aperfeiçoamento profissional ao longo da Estrada Real, buscando a melhoria no padrão dos produtos e serviços oferecidos aos turistas.

Em Mariana, segundo a secretária Municipal de Cultura, Mirian Magalhães Rocha, a passagem da carreta do curso de costura em malharia contribuiu para a profissionalização de 30 mulheres e a criação da Associação Malharia de Mariana (AMM). Este ano, está prevista a qualificação de 4.585 alunos.

Agência Minas

e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br