Minas por Região
Economia / Desenvolvimento

20h52min - 12 de Março de 2010 Atualizado em 21h20min - 30 de Junho de 2013

Minas Gerais define estratégia de 20 anos para o comércio exterior

BELO HORIZONTE (12/03/10) - Ser o melhor Estado para negócios com o exterior, contribuindo para a diversificação, agregação de valor e crescimento sustentável da economia mineira e nacional. Esse é o objetivo do Mapa Estratégico do Comércio Exterior, lançado pelo Governo de Minas, nesta sexta-feira (12), com ações a serem desenvolvidas até 2030 de forma a melhorar a inserção internacional do Estado e permitir que possa se beneficiar de forma destacada do mercado mundial.

O mapa é um projeto de assistência técnica do “II Programa de Parceria para o Desenvolvimento de Minas Gerais” entre o Banco Mundial (Bird) e o Governo do Estado. Iniciado em agosto de 2009, o trabalho contou com o esforço conjunto de órgãos dos governos estadual e federal, além de entidades de classe do setor empresarial. A chamada “Comunidade Comex” também pode contar com a colaboração de empresários atuantes no comércio exterior mineiro.

“Assim, construímos uma agenda comum, evitando a sobreposição de ações e assegurando que recursos e esforços sejam empreendidos de forma estruturada e pautados pelo mesmo objetivo”, enfatizou o subsecretário de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Luiz Antônio Athayde.

Ele destacou também o enfoque da iniciativa na consolidação da competitividade mineira no cenário internacional, fundamentada em uma plataforma logística eficiente, conhecimento agregado, mix de produtos diversificados e com alto valor agregado, somados a uma visão alinhada entre os diversos atores do setor.

O secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Welber Barral, salientou o valor desse projeto tendo em vista a complexidade da organização social, “que demanda dos governos a habilidade de construir consensos. Uma característica presente em Minas Gerais”. Barral também chamou atenção para a assinatura do convênio entre a Sede e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), na ocasião do lançamento do mapa, com vistas a implantar o projeto 1ª Exportação no Estado.

O projeto tem como objetivo promover a inserção sustentável das micro e pequenas empresas (MPEs) no mercado internacional, propiciando a seus empresários um acompanhamento de todas as ações necessárias para se concretizar a primeira exportação.

Estiveram presentes no evento o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Reginaldo Arcuri, e o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, que também fizeram pronunciamentos destacando o esforço do Governo do Estado para transformar Minas Gerais na principal plataforma de comércio externo nos próximos anos.

Monitoramento

Para acompanhar o cumprimento dos objetivos estratégicos, a evolução das ações serão medidas por meio de 38 indicadores. Entre eles destacam-se o aumento da participação de Minas Gerais nas exportações brasileiras, de 12,8% para 15%; duplicar o número de produtos da pauta exportadora mineira, saltando de 2.861 para 5.722; além de reduzir os custos médios para exportar e importar.

Outros pontos importantes são o aumento da corrente de comércio exterior per capita, a redução em mais da metade da dependência das empresas mineiras em relação aos mercados tradicionais, bem como o aumento da participação do interior no comércio internacional de Minas.

Também serão focos de atuação aumentar o percentual de carga com desembaraço aduaneiro e triplicar o valor das exportações de serviços, o número de MPEs exportadoras e o número de produtos com conformidade de qualidade internacional.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

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