14h53min - 15 de Julho de 2011 Atualizado em 08h09min - 30 de Junho de 2013

Minas Gerais é o estado que mais recebe troféus do Programa de Regionalização do Turismo

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais participou, em São Paulo, da solenidade de entrega do Troféu Roteiros do Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo como reconhecimento aos exemplos de sucesso do Programa de Regionalização do Turismo. Minas Gerais, juntamente com o Rio Grande do Sul, foi vencedor de três das nove categorias da premiação.

SÃO PAULO (15/07/11) - A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) participou, na noite dessa quinta-feira (14), em São Paulo, da solenidade de entrega do Troféu Roteiros do Brasil, promovido pelo Ministério do Turismo como reconhecimento aos exemplos de sucesso do Programa de Regionalização do Turismo. Minas Gerais, juntamente com o Rio Grande do Sul, foi vencedor de três das nove categorias da premiação. Desde 2009, quando o troféu foi criado, Minas foi o estado brasileiro que mais se destacou, totalizando 11 dos 26 troféus distribuídos.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, a premiação é um reconhecimento do trabalho integrado realizado na gestão do turismo mineiro. “Esta premiação materializa a assertividade de nossa política pública. A organização do turismo mineiro tem dado certo, com o trabalho articulado entre o Governo de Minas, as prefeituras, os trabalhadores da atividade e as Associações de Circuitos Turísticos”, disse.

Minas Gerais venceu as categorias de Gestão Turística Regional, com a Associação do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas; melhor Roteiro ou Destino Turístico Segmentado, com o Caminho da Luz – O caminho do Brasil; e Gestão do Patrimônio Imaterial, com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

A entrega do troféu marcou o final do segundo dia de atividades do 6º Salão do Turismo, que será realizado até o dia 17, no Anhembi, em São Paulo.

Cases de sucesso

Gestão Turística Regional – A Associação do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas é integrada por 20 municípios e trabalha com  ênfase nos segmentos turísticos de Natureza e Romance. Seu principal destino é Monte Verde, distrito de Camanducaia. O distrito foi eleito Melhor Destino de Inverno e Romance do Brasil pelo Guia 4 Rodas e Editora Abril e, em 2009,  foi escolhido pela Secretaria de Estado de Turismo como Destino Indutor para o Desenvolvimento Turístico Regional de Minas Gerais.

O número expressivo de municípios associados à Associação de Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas foi fator decisivo no planejamento para um desenvolvimento integrado até o ano de 2014. Foram idealizadas ações que abrangem  gestão turística regional integrada, desenvolvimento de produtos, promoção e divulgação, e produção associada.

O Circuito Serras Verdes do Sul de Minas elaborou o Programa de Estruturação da Gestão Turística Regional, que tem como objetivo a capacitação dos municípios para a habilitação ao ICMS Turístico. Além disso, grande parte das ações executadas pelo circuito é realizada em parceria com a iniciativa privada. Como exemplo, vale ressaltar a produção dos meios informativos: Revista Divirta-se no Serras Verdes, Guia Prático e Mapa.

Roteiro ou Destino Turístico Segmentado - O Caminho da Luz - Caminho do Brasil é uma rota de peregrinação de aproximadamente 200 km que pode ser percorrida a pé em um período de 7 a 9 dias. O caminho, que é sinalizado com setas, marcas e placas indicativas, tem início na cidade de Tombos, a 383 km de Belo Horizonte, e termina no Pico da Bandeira.

O Caminho reserva paisagens deslumbrantes, passando por fazendas centenárias, matas, cachoeiras, santuários e antigas estações ferroviárias.

Gestão do Patrimônio Imaterial - A Prefeitura Municipal de Ouro Preto, através da Secretaria de Cultura e Turismo, desenvolve, desde 2004, várias ações e programas para a preservação do patrimônio cultural do município. Foi implantado o Programa Municipal de Patrimônio Imaterial, que prevê as seguintes ações: revitalização de antigas corporações musicais, inventário e registro dos bens imateriais do município, revitalização da tradição natalina de pastorinhas, apoio nas festas tradicionais do calendário festivo-cultural e apoio aos grupos de culturas populares como folia de reis, boi da manta, guardas de congado e corporações musicais.

Os objetivos dos programas de preservação do patrimônio imaterial do município são identificar, inventariar e investir na permanência e manutenção das manifestações populares tradicionais do município.