Minas por Região
Cultura | Educação

15h43min - 24 de Março de 2015 Atualizado em 11h11min - 26 de Março de 2015

Minas Gerais é pioneira na formação em música pela rede pública de ensino básico

Único estado do Brasil com ensino público de Música conta com 12 Conservatórios Estaduais voltados para crianças, jovens e adultos; e atualmente conta com 30 mil alunos matriculados

Patrimônio histórico da humanidade, a herança musical de Minas Gerais envolveu, ao longo de mais de 300 anos, compositores, instrumentistas e cantores em diversos espaços, como igrejas, coretos das praças, teatros, festas, bailes, saraus e serenatas em sua construção. A musicalidade e sonoridade típicas da cultura popular mineira inspirou o ex-governador de Minas Gerais (1951 e 1955) e ex-presidente do Brasil (1956 e 1961), Juscelino Kubitschek, a propor – na década de 50 – a criação de Conservatórios Estaduais de Música (CEM’s). 

Hoje, Minas Gerais é o único estado do Brasil que integra o ensino de música na rede pública de ensino, e já conta com 12 Conservatórios Estaduais de Música, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, localizados no interior do Estado, voltados para crianças, jovens e adultos. Atualmente, os CEM's têm 31.281 alunos ao todo regularmente matriculados. 

Os primeiros seis espaços foram criados por Kubitschek nas cidades de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, Juiz de Fora e Visconti do Rio Branco, ambos na Zona da Mata, Pouso Alegre, no Sul de Minas, Uberaba, no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e São João del-Rey, no Campo das Vertentes. A institucionalização dos Conservatórios foi realizada somente em 1961, com a entrada do governador José Magalhães Pinto, quando o Estado reiniciou os procedimentos de autorização para o funcionamento das escolas. A institucionalização nos moldes atuais ocorreu em 2011, e no primeiro ano de existência já tinha 29.048 alunos matriculados.

O objetivo central do visionário Kubitschek para os Conservatórios Estaduais de Música era ampliar o desenvolvimento da formação de profissionais e apreciadores de música envolvendo compositores, cantores e instrumentistas, buscando ampliar a cultura do povo mineiro. Agora, as escolas são uma realidade e uma opção de formação profissional - a nível médio. Os espaços trabalham por meio de audições, exercícios práticos e concertos, possibilitam que os estudantes participem de cursos como: educação e sensibilização musical, abrangendo a formação inicial e sistemática na área da música; formação profissional a nível médio, com canto, técnica em instrumento; cursos livres, com duração máxima de um ano letivo para atender as demandas específicas de capacitação de professores e requalificação de profissionais da música; oficinas de curta duração, onde se trabalham temas e assuntos diversificados relacionados à música ou à educação musical; além de atividades de conjunto, que visam o incremento da produção artística e cultural local dos Conservatórios, principalmente por meio da organização dos grupos musicais para apresentações regionais.

As vagas disponíveis nos CEM's são destinadas, em sua maioria, aos alunos regularmente matriculados ou egressos das escolas públicas de educação básica, com faixa etária entre 6 e 15 anos. Os jovens e adultos que apresentam nível de conhecimento e formação superior – cursos técnicos ou superiores – na área da Música podem ser beneficiados em cursos livres de curta duração ou oficinas previstas nas programações de cada escola.

Os Conservatórios fundados desde a década de 50 estão localizados nas cidades de Araguari (1985), Ituiutaba (1967), Uberaba (1967) e Uberlândia (1967), no Triângulo Mineiro, em São João del-Rei (1953) – primeiro conservatório do Estado -, Juiz de Fora (1955), Leopoldina (1956) e Visconde do Rio Banco (1953), na Zona da Mata, em Montes Claros (1962), no Norte de Minas, Diamantina (1970), no Vale do Jequitinhonha, e em Pouso Alegre (1954) e Varginha (1985), no Sul do Estado.

Veja a evolução das matrículas nos Conservatórios nos últimos quatro anos:

 

Conservatório Lobo Mesquita

O Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita, localizado na cidade de Diamantina, em funcionamento desde 1951 e inaugurado oficialmente em 1971, possui vários grupos musicais, como o “Ad Libitum”, o “Lukerê”, o coral “Eny Assumpção Baracho”, o coral infantil “Chochofrê”, a “Orquestra de Cordas Dedilhadas”, a "Orquestra Experimental", e o “Grupo e Quarteto de Sax”.

Em toda sua história, o Lobo de Mesquita esteve presente nos eventos culturais, religiosos, sociais e políticos em Diamantina e região, realizando projetos e ações como a “Cantata de Páscoa”, a “Apresentação da Família”, o “Concerto Lobo de Mesquita”, o concurso “Pequenos Cantores, Grandes Talentos”, o “LoboFest”, o “Concurso de Guitarra”, a “Semana Lobo de Mesquita”, o “Circuito de Corais”, o show “Missa dos Quilombos” e o “Recital de Natal”.

Hoje, sob direção de Vanessa Carballo Baracho Mota e dos vice-diretores Advânia Cardoso e Felipe Almeida, a escola atende a 1.630 alunos e conta com 48 professores, uma supervisora e 12 funcionários. Os cursos de bateria, cavaquinho, contrabaixo elétrico, flauta doce, flauta transversal, guitarra, percussão, piano, saxofone, teclado, trombone, trompete, violão, violino e violoncelo são oferecidos aos interessados. 

De acordo com Vanessa, a importância dos Conservatórios está alinhada com o nascimento da proposta, elaborada pelo seu mentor, Kubistchek. “Os Conservatório são importantes para levar cultura à sociedade e impulsionar o desenvolvimento dos estudantes através de uma atividade lúdica”, afirma a diretora.

Conservatório Lia Salgado

O Conservatório Lia Salgado hoje tem 1.610 alunos matriculados nos cursos regulares de flauta doce, flauta transversal, violão, violino, piano, teclado, canto lírico e saxofone. O espaço funciona em três turnos (manhã, tarde e noite), de segunda a sexta-feira. Crianças a partir dos seis anos, jovens e adultos, podem se matricular.

De acordo com a diretora do Lia Salgado, Simone Ferreira Seoldo Ribeiro, a escola desenvolve projetos que beneficiam toda a comunidade, como a iniciativa “Lia Salgado Fazendo Arte e Pintando o Sete” composto por duas fanfarras - uma formadas por crianças e a outra por um grupo de adultos, alunos do ciclo complementar. “O conservatório de Leopoldina é um marco cultural da cidade. Hoje é uma referência, tanto para instituições públicas como para as empresas privadas da cidade, que buscam os músicos para diversas apresentações musicais locais", observa Simone.

Em junho de 2015, entre os dias 27 de junho e 4 de julho, o Conservatório Lia Salgado vai realizar o "7º Festcem"  evento que terá ciclos de palestras, seminários, noites de recitais e apresentações externas, levando música aos quatro cantos da cidade.

Ensino de música para educadores

Em 2012, os Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais iniciaram a oferta de cursos de extensão em educação musical para professores da rede pública de ensino. A capacitação tem a finalidade de auxiliar os educadores no trabalho com o tema "música" de forma transversal, atendendo o que propõe a Lei Estadual nº 11769/2008 que torna obrigatório o ensino de música em escolas.

Buscando desenvolver o entendimento dos educadores sobre a importância da educação musical, e sua relevância para a formação dos alunos, a iniciativa reconhece e identifica as principais abordagens e concepções desta área da educação na prática pedagógica e contribui, ainda, com a elaboração de planos de trabalhos no âmbito escolar. O público alvo são professores de arte, supervisores pedagógicos e estudantes dos cursos de magistério e pedagogia. Sucesso nos anos seguintes, em 2013 e 2014, atualmente, os programas vêm sendo desenvolvidos e seguem ganhando mais corpo.

Avanço 

No início de 2015, a Secretaria de Estado de Educação se reuniu com diretores e representantes de grupos de apoio aos Conservatórios. No encontro foram apresentadas demandas específicas de cada unidade de ensino. A nova gestão da secretaria, realizada pela secretária de Educação, Macaé Evaristo, deliberou a criação de um grupo de trabalho com participação representativa dos Conservatórios para tratar de suas especificidades.

De acordo com a diretora de Projetos Especiais dos Conservatórios Estaduais de Música, Ivonice, o grupo de trabalho para tratar das especificidades destes conservatórios ainda está em fase definições. O grupo terá, ainda neste semestre, decisões de quem serão os representantes e quais serão as políticas educacionais a serem implantadas nas escolas. A diretora aponta boas perspectivas na atuação do grupo. “Temos uma expectativa muito positiva, pois os Conservatórios atuam no desenvolvimento cultural de Minas e do Brasil, mas não têm sua dimensão de atuação reconhecida. Com o conhecimento das necessidades de cada escola, o grupo de trabalho poderá avaliar e atender os quesitos individuais para o avanço da formação e da produção artística e cultural das escolas”, afirma Ivonice. “A arte é diferenciada no sentido do avanço social, e isso gera uma disposição integral de todos os agentes do governo de Minas Gerais para solucionar as possíveis lacunas no direcionamento das escolas para o avanço, completa a diretora.

Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek de Oliveira foi presidente do Brasil entre 1956 e 1961, governador de Minas Gerais entre 1951 e 1955, e prefeito de Belo Horizonte entre 1940-1945, nasceu em Diamantina, em 12 de setembro de 1902.

Kubitschek o quinto político mineiro eleito para a presidência da república pelo voto direto. Casou-se com Sarah Kubitschek, com quem teve duas filhas, Márcia Kubitschek de Oliveira e a adotiva Maria Estela Kubitschek de Oliveira. Foi o responsável pela construção de uma nova capital federal – Brasília – executando um antigo projeto previsto em três constituições brasileiras, da mudança da capital federal do Brasil para promover o desenvolvimento do interior do Brasil e a integração do país.

Durante seu mandato como presidente da República, o Brasil viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. Com um estilo de governo inovador na política brasileira, Kubitschek construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato