16h53min - 21 de Janeiro de 2009 Atualizado em 19h41min - 26 de Junho de 2013

Minas Gerais é promovida na Bolsa de Turismo de Lisboa

LISBOA (21/01/09) - Nesta quarta-feira (21), durante a inauguração da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), realizada na capital lusitana até o dia 25 de janeiro, o ministro de Estado do Turismo, Luiz Barreto, afirmou que Minas Gerais é um Estado fundamental para a promoção internacional do turismo do Brasil. De acordo com o Barreto, Minas oferece riqueza de patrimônio – uma herança do Brasil colonial - que aliada à gastronomia, história e cultura, permite a oferta de roteiros integrados com outros estados brasileiros. “Minas Gerais é o novo portão de entrada dos europeus para o Brasil e tem tudo para ser o grande destino brasileiro a ser ofertado em Portugal”, diz Barreto.

A secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais participa da BTL em um módulo do estande da Embratur, que mostra o Brasil com toda a sua diversidade e atratividade cultural. Quem visitar o espaço mineiro no evento, além de saborear o tradicional pão de queijo, poderá conhecer os atrativos dos principais roteiros turísticos que envolvem a Estrada Real, suas cidades históricas e todos os segmentos de cultura, gastronomia, bem estar, rural, natureza e aventura que Minas tem a disposição para o público lusitano. Também participa do estande Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).

“Estamos trabalhando de forma articulada com a iniciativa privada, dando sequência ao intenso trabalho que iniciamos em Portugal no ano passado, tendo em vista a inauguração da nova rota internacional que liga Belo Horizonte a Lisboa. Minas Gerais veio para ficar como destino atraente e diferenciado no Brasil”, afirma a diretora de Promoção da Setur, Patrícia Barbosa, que participa do evento em Lisboa.

Considerada uma das principais feiras de turismo e negócios da Europa, a BTL - que está em sua 20 edição - apresenta um significativo número de participantes. Em 2008, o evento contou com a participação de mais de 700 expositores, envolvendo cerca de 50 países. Para 2009, é esperado no evento um público de mais de 70 mil visitantes. Também apresentam seus produtos e tarifários na feira o Hotel Solar do Rosário e o Grande Hotel, ambos de Ouro Preto, a Pousada Pequena Tiradentes e a Master Receptivo e Operadora.

Novos negócios

Portugal é considerado um mercado prioritário para a promoção turística internacional de Minas Gerais e do Brasil. O país é o terceiro emissor de turistas para o Brasil, ficando atrás apenas da Argentina e dos Estados Unidos, que estão no primeiro e no segundo lugar, respectivamente. Dados da Embratur mostram que 280 mil portugueses visitaram o Brasil em 2007, onde permaneceram uma média de 24 dias. Os portugueses têm grande interesse por arquitetura, patrimônios históricos e festas populares brasileiras. Dos lusitanos que desembarcaram no Brasil nesse período, 15% escolheram cultura como principal motivação para conhecer o Brasil.

Há dez anos comercializando Minas Gerais para o mercado português, Fernando Dias, diretor da Master Turismo, percebe um aumento constante de portugueses em Minas Gerais. De acordo com ele, o português vê Minas como um destino diferente de sol e mar, costumeiramente ofertado pelo Brasil. “Estamos investindo e apostando na oferta de roteiros integrados com outros estados brasileiros que permitirão ao público português conhecer um Brasil composto também pela cultura de Minas Gerais”, afirma Dias.

Ligação direta internacional

Desde o início de 2008, Minas Gerais tem ligação aérea internacional direta com Portugal. Operada pela Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), os vôos são realizados nos dois sentidos, cinco vezes por semana, em aeronaves do tipo Airbus A330, com capacidade para 259 passageiros. De acordo com a Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), a rota Lisboa – Minas Gerais manteve, em 2008, uma ocupação geral de 70% de seus assentos, sendo que 40% da ocupação da aeronave são realizadas por turistas europeus, que vão para Minas em busca de negócios, cultura, lazer e visita a parentes e amigos.