Segurança / Defesa Social

09h18min - 26 de Novembro de 2014 Atualizado em 09h19min

Minas Gerais ganha primeiro Batalhão Especializado em desastres e emergências ambientais

Equipes de Bombeiros foram treinadas para atender ocorrências complexas de desmoronamentos, soterramentos e incêndios florestais

O primeiro Batalhão de Bombeiros especializado em desastres e emergências ambientais foi implantado nessa terça-feira (25/11), no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad) vai atuar em situações complexas de incêndios florestais, buscas e salvamentos em desmoronamentos e soterramentos, ocorrências com cães adestrados, produtos perigosos, enchentes e inundações.

A centralização de equipes especializadas para o atendimento a desastres naturais e emergências ambientais é uma iniciativa pioneira em Minas Gerais. Em todo o Brasil, apenas 12 estados têm projetos semelhantes. Em seu discurso, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), coronel Ivan Gamaliel, destacou a importância do novo batalhão: “Sua função precípua é a execução ágil, efetiva e padronizada às emergências decorrentes de desastres de causas naturais e antropogênicas, alinhadas aos termos técnicos e ações operacionais do Corpo de Bombeiros, as estratégias internacionais para a redução de desastres, bem como a Política Nacional de Defesa Civil”.

Com a ativação do Bemad, o comando ficará centralizado na base do Rola Moça, de onde serão acionadas as equipes especializadas que compõem o batalhão: o grupo de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec), o Grupamento de Socorro e Salvamento em Enchentes e Inundações (GSSEI), o Grupo Especializado de Busca e Salvamento com Cães de Resgate, a equipe de ocorrências com produtos químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivos (QBRNE) e a equipe de combate a Incêndios Florestais.

Futuramente, a ideia é que sejam criados núcleos semelhantes em cidades do interior. Até lá, o Bemad será responsável pelo atendimento em todo o Estado e investirá na formação de multiplicadores. Nesta semana, inclusive, 40 bombeiros estão sendo treinados para resgate e salvamento em estruturas colapsadas e resgate de vítimas em enchentes. “O Bemad potencializa nossa capacidade de resposta. Além de atendermos ocorrências de rotina, estaremos prontos para atender ocorrências que fogem da normalidade. Nosso investimento no treinamento especializado é também uma forma de valorizar nossos militares, além de buscar respostas mais efetivas para atender a população”, diz o comandante do Bemad, Major Sérgio Ferreira.

Padrão Internacional

O Bemad terá um efetivo de aproximadamente 125 bombeiros. Todos os militares que compõem as equipes foram submetidos a um intenso treinamento, teórico e prático, com simulações de ocorrências reais. O conhecimento adquirido pelo CBMMG, inclusive, tem servido de referência para treinamentos de bombeiros de outros estados como Espírito Santo e Sergipe, além de militares das Forças Armadas. Em 2013, o Corpo de Bombeiros registrou 473 ocorrências de desabamentos e desmoronamentos, além de 200 ocorrências de soterramentos/deslizamentos e 789 casos de inundação em Minas Gerais.