Economia / Desenvolvimento

19h40min - 10 de Janeiro de 2012 Atualizado em 10h44min - 30 de Junho de 2013

Minas Gerais inicia 2012 com atração de cerca de R$ 30 milhões em investimentos

BELO HORIZONTE (10/01/12) - O Governo de Minas inicia o ano de 2012 com boas perspectivas na atração de investimentos. Nessa terça-feira (10), três novos protocolos de intenções foram assinados entre o Governo de Minas, através do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), e as empresas Café Três Corações S/A, Centro Comercial de Produtos Chinobrasileiros Ltda. e White Film Indústria e Comércio, Importadora e Exportadora de Filmes Ltda. Os investimentos totalizam R$ 29,96 milhões com geração de 221 empregos diretos e outros 49 indiretos.

A Café Três Corações irá investir R$ 14,3 milhões na expansão de sua unidade industrial em Santa Luzia, região Central do Estado, gerando 120 empregos diretos. O objetivo do investimento é produzir e comercializar café torrado, moído e solúvel e café com leite. “Estamos há mais de 40 anos em Minas e essa nova parceria com o Governo de Minas fortalece ainda mais a marca e a nossa presença no Estado”, afirma o diretor presidente da empresa, Pedro Lima.

Com entusiasmo a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, afirmou que o Governo de Minas quer dar continuidade ao excelente resultado alcançado em 2011. “O investimento de uma empresa tradicional como o Café Três Corações reforça o nosso objetivo para 2012, de atrair, cada vez mais investimentos que agreguem valor ao produto”.

Em 2011, a produção de café em Minas Gerais foi de 22, 2 milhões de sacas de 60 quilos, o equivalente a 51% da safra nacional.  As exportações de café do Estado, no ano passado, somaram US$ 5,8 bilhões, um crescimento de 43,1% em relação a 2010.

A empresa

A 3corações é uma joint venture formada pelo grupo israelense Strauss e pela São Miguel Holding (Família Lima). Fundada em 1959 em São Miguel, no interior do Rio Grande do Norte - com o nome de Grupo Santa Clara - a empresa possui hoje as marcas de café 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Fort, Letícia, Fino Grão, Doutor, Divinópolis e Geronymo,  as marcas de refresco em pó Frisco e Tornado, os achocolatados Claralate e Achocolatto e os derivados de milho e temperos Dona Clara. Além destes produtos, o Grupo também produz café solúvel, cappuccinos e filtros em papel.

A empresa é líder no norte e nordeste do país e em Belo Horizonte, não somente com o café torrado e moído, mas também na venda de café com leite e café solúvel. A empresa é também líder nacional no segmentos de cappuccino. Em Minas Gerais, a empresa possui quatro estabelecimentos: uma fábrica de café torrado e moído e cappuccino em Santa Luzia, armazéns de beneficiamento de grão cru, em Varginha e Manhuaçu e um centro de distribuição, em Montes Claros.

Sul de Minas

O segundo protocolo assinado foi com o Centro Comercial de Produtos Chinobrasileiros Ltda., que irá investir R$ 660 mil na implantação de uma unidade industrial em Paraisópolis, Sul de Minas. O novo empreendimento da empresa, com conclusão prevista para março de 2014, será destinado à fabricação de equipamentos para sinalização e alarme e comercialização de produtos eletroeletrônicos e irá gerar 71 empregos diretos e outros 34 indiretos.

A empresa iniciou suas atividades em janeiro de 2011, com a finalidade de adquirir tecnologia de ponta para aplicá-la em seus produtos, procurando desenvolver tecnologia própria.

Já a White Film Indústria e Comércio, Importadora e Exportadora de Filmes Ltda. irá investir R$ 15 milhões na construção de uma fábrica em Santa Rita do Sapucaí, também no Sul de Minas. O empreendimento será destinado à produção de filmes de polietileno para fraldas descartáveis e embalagens plásticas.

O projeto, que tem previsão de gerar 30 empregos diretos e 15 indiretos, teve início em novembro de 2011 e tem término previsto para dezembro de 2013. “Hoje, operamos com capacidade de 100% e, com a conclusão dessa fábrica, a nossa expectativa é crescer 300%”, planeja o sócio-diretor da empresa, João Elias Simões.

A WhiteFilm foi fundada em Setembro de 2006 com o intuito de desenvolver novas tecnologias  no segmento de plástico. Atualmente está localizada em Mariporã, em São Paulo.