13h12min - 13 de Setembro de 2013 Atualizado em 13h12min

Minas Gerais leva experiência do Programa Travessia ao governo do Vietnã

Com destaque em missões internacionais, Estado se consolida na vanguarda das políticas públicas para o combate à pobreza e à miséria no Brasil

Minas Gerais vem se consolidando cada vez mais na vanguarda das políticas públicas para o combate à pobreza e à miséria no Brasil. O Estado – que já havia sido a única unidade subnacional convidada a compor a Multidimensional Poverty Peer Network (Rede Multidimensional de Avaliação da Pobreza), em encontro de chefes de Estado realizado no último dia 06 e junho, na Universidade de Oxford, na Inglaterra – participa agora, neste mês de setembro, de uma Missão Especial ao Vietnã, a convite do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Como integrante da Rede Internacional de Combate à Pobreza Multidimensional (Multidimensional Poverty Peer Network), o Governo de Minas Gerais tem se destacado na cena internacional por sua experiência com a utilização do índice de pobreza multidimensional (IPM) noPrograma Travessia. O assessor-chefe da Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social da Governadoria do Estado de Minas Gerais, Ronaldo Araújo Pedron, e seu assessor, Antônio Claret, são os representantes do Governo de Minas durante a Missão ao Vietnã. Minas é o primeiro estado subnacional a utilizar o IPM como estratégia de focalização para suas ações de superação da pobreza.

“Uma missão como essa – a convite do PNUD/ONU, do governo do Vietnã e da Oxford Poverty and Human Development Initiative –, sem dúvida confere à Minas Gerais lugar de destaque e reconhecimento da solidez dos esforços e resultados das políticas de enfrentamento e redução da pobreza”, destacou o assessor-chefe, Ronaldo Pedron.

Nesta quinta-feira (12), os representantes de Minas Gerais participaram do Workshop “Redução da Pobreza Multidimensional em Ho Chi Minh”, na cidade de Ho Chi Min (antiga Saigon). O assessor-chefe Ronaldo Pedron apresentou a experiência do Governo de Minas com o Programa Travessia e debateu com o público presente – cerca de 80 pessoas, entre pesquisadores, formuladores de políticas publicas e autoridades – sobre as possibilidades de aplicação do método no contexto vietnamita.

“Esta missão enaltece, sobremaneira e em âmbito internacional, as ações do Programa Travessia como política efetiva de transformação das condições de vidas das pessoas em nosso Estado. Esperamos, a partir da nossa experiência no desenvolvimento e gestão desses programas, poder contribuir para o enfrentamento à pobreza no Vietnã, certos de que esta será uma ótima oportunidade de aprendizagem mutua”, complementa o assessor-chefe da Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social da Governadoria do Estado de Minas Gerais, Ronaldo Araújo Pedron.

Na última quarta-feira (11), a missão do Governo de Minas havia se reunido com representantes do Programa das Nações para o Desenvolvimento do Vietnã (Pnud-Vietnã)  para uma apresentação do Programa Travessia. Foram debatidos, principalmente, o cálculo do IPM, o questionário utilizado em Minas Gerais, as variáveis, a forma de organização da pesquisa e as estratégias de coordenação e governança do Travessia.

Minas é referência internacional

Ao final do Workshop, o vice-prefeito da cidade de Ho Chi Minh, Húa Ngoc Thuân, realizou o anúncio oficial da adoção do IPM a partir de novembro. Segundo a gerente nacional de projetos do Pnud-Vietnã, Nguyen Bui Linh, esse é um momento muito importante para o país. “A experiência do Travessia é muito valiosa e nós ainda precisaremos muito da ajuda de vocês”, afirmou a gestora. O chefe do Departamento de Relações Sociais, Trabalho e Previdência, Nguyen Van Xe, agradeceu ao Governo de Minas pela colaboração e parceria. Nesta sexta-feira (13) a missão mineira promoveu nova apresentação sobre o Programa Travessia na capital, Há Noi, para membros do Congresso Nacional e do Ministério do Trabalho, Previdência e Relações Sociais do Vietnã.