Minas por Região
Meio Ambiente

11h45min - 04 de Agosto de 2008 Atualizado em 20h31min - 24 de Junho de 2013

Minas Gerais oferece opções de lazer com parques estaduais

São sete parque estaduais abertos à visitação e destino certo para conhecer uma rica diversidade da fauna e flora, com cenários deslumbrantes nas trilhas ecológicas abertas ao público. Todos os sete parques oferecem infra-estrutura com conforto e informação sobre o patrimônio natural.

BELO HORIZONTE (04/08/08) - Os sete parques estaduais abertos à visitação são uma boa opção para os finais de semana. A rica diversidade da fauna e flora e cenários deslumbrantes, que se descortinam nas trilhas ecológicas abertas ao público, têm atraído os moradores de grandes centros urbanos, entre eles Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Os sete parques possuem infra-estrutura, que oferecem ao visitante conforto e informação sobre o patrimônio natural ali preservado.

Para assegurar a conservação das áreas, a visitação dos parques estaduais do Ibitipoca, da Serra do Brigadeiro, de Nova Baden, da Serra do Rola-Moça, do Itacolomi, do Rio Preto, e do Rio Doce está sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo de cada unidade, às normas estabelecidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e àquelas previstas no regulamento de cada parque.

Os parques do Ibitipoca e Serra do Brigadeiro estão localizados na Zona da Mata mineira. Em junho deste ano, foram inauguradas as obras de reforma e ampliação da infra-estrutura do Parque Estadual do Ibitipoca, garantindo mais segurança aos visitantes, melhores condições para o desenvolvimento de pesquisas científicas e para a preservação ambiental da fauna e flora regionais. O Ibitipoca destaca-se por seus mirantes, grutas, praias, piscinas naturais, cachoeiras e picos. Diversas espécies da flora e da fauna também podem ser vistas no local, algumas delas ameaçadas de extinção.

No Parque Estadual Serra do Brigadeiro, o turista pode observar, além da paisagem característica da região, o bioma Mata Atlântica, com sua montanhas, vales e chapadas, os diversos cursos d’água que integram as bacias dos rios Paraíba do Sul e Doce. Uma fina neblina circunda o parque durante todo o ano e torna o ar úmido, propício ao surgimento de liquens, orquídeas e bromélias que podem ser apreciados nos caminhos.

Ainda na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas, o Parque Estadual de Nova Baden abriga valiosos exemplares da fauna e flora da Mata Atlântica. A maioria dos turistas aproveita o passeio nas cidades próximas e visita o parque, um dos atrativos da região. No interior da unidade de conservação existem várias nascentes, sendo a mais importante a cachoeira Sete Quedas.

No Vale do Aço, está o Parque Estadual do Rio Doce, que abriga a maior faixa de Mata Atlântica contínua do Estado e, tradicionalmente, recebe um grande número de visitantes nos fins de semana e feriados. O Rio Doce completou, no dia 14 de julho, 64 anos de criação, e é a unidade de conservação estadual mais antiga de Minas Gerais.

Localizado no município de São Gonçalo do Rio Preto, no Vale do Jequitinhonha, o Parque Estadual do Rio Preto se impõe com belíssimas paisagens, cachoeiras e praias. Em feriados prolongados, que coincidem com a lua cheia, são organizadas caminhadas ao luar. Para os passeios noturnos são escolhidos temas que contemplam aspectos da fauna e flora, além de histórias e lendas da região.

Mais próximos a Belo Horizontes estão os parques estaduais do Itacolomi e da Serra do Rola-Moça. O Pico do Itacolomi é a principal atração do parque de mesmo nome, nos municípios de Ouro Preto e Mariana, na região Central de Minas. A visitação é diária, mas passeios guiados ao Pico do Itacolomi devem ser agendados com a administração do parque.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o destaque é para o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, localizado a 25 km da capital mineira. Hábitat de diversas espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção, a Unidade de Conservação apresenta um relevo peculiar, colorido por sua vegetação diversificada.

Ecoturismo cresce

Das unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Parque Estadual do Ibitipoca é o mais visitado. Em 2007 recebeu cerca de 30 mil pessoas. O gerente do parque, João Carlos Lima de Oliveira, acredita que a proximidades de São Paulo e Rio de Janeiro facilita a visitação.

Atuando há seis anos no setor de ecoturismo, o sócio-diretor da Geraes Turismo, Rafael Alves Marques, estima que o interesse pelas diversas modalidades de turismo de natureza aumentou, preferencialmente para caminhadas, o que pode ser feito por turistas de toda a idade. “Aumentou muito a presença de paulistas e cariocas, mas ainda predomina a presença de mineiros”, informa Marques.

Ana Paula Brandão da Mantiqueira Turismo, agência de Juiz Fora, presente no mercado há 45 anos, explica que com o fim da Varig, empresa representada pela agência da família na região, foi necessário criar alternativas, ir atrás do cliente. Para isso, a agência está montando uma rede de recepção de turistas no entorno do Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata. “A proposta é criar alternativas de hospedagem onde não há pousadas ou hotéis, estamos estimulando famílias a abrirem as portas para os praticantes de turismo da natureza”, explica. Ela mesma freqüenta o parque desde criança e vê no trabalho uma chance de envolvimento da comunidade.

A Mantiqueira Turismo oferece, além das três trilhas ecológicas abertas ao público no interior do Parque Estadual do Ibitipoca (Janela do Céu, Pico do Peão e Circuito das Águas), oportunidade de praticar esportes radicais, tirolesa, rapel e cânion, no entorno da unidade de conservação.

Investimentos

Em 2007, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) investiu cerca de R$ 72 milhões em suas unidades de conservação. Esse valor inclui recursos próprios do IEF, da compensação pela utilização de recursos hídricos, do Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata) e da Compensação Ambiental do IEF e foi utilizado na implantação de novas unidades de conservação e na criação, implantação e regularização fundiária de áreas protegidas.

Para 2008, estão previstos investimentos por parte do IEF de aproximadamente R$ 55 milhões nas unidades de conservação do Estado, que serão usados no fortalecimento da gestão, na criação e implantação de áreas protegidas e na efetivação do uso público das áreas. Entre as unidades de conservação contempladas estão os parques estaduais do Sumidouro, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Serra do Papagaio, no Sul de Minas, Serra do Cabral, no Centro-Norte do Estado, e Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro.

O gerente de Gestão de Áreas Protegidas do IEF, Roberto Coelho Alvarenga, explica que a simples existência de uma unidade de conservação com infra-estrutura e capacidade para receber bem o turista permite o aumento do número de visitantes na área, bem como nas localidades vizinhas a ela. “O maior fluxo de pessoas gera oportunidades para a população local desenvolver atividades econômicas ambientalmente sustentáveis, como restaurantes, artesanato e produtos típicos da região, além de estimular a ampliação da estrutura da hospedagem”, afirma.

Parque Estadual do Ibitipoca

Área: 1.488 hectares

Localização: municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca - Zona da Mata Horário de funcionamento: 7 às 17h

Telefone: (32) 3281 1101

Distância de Belo Horizonte: 241Km

Parque Estadual do Itacolomi

Área: 7.543 hectares

Localização: municípios de Mariana e Ouro Preto - Sudeste de Minas

Horário de funcionamento: 7 às 17h

Telefone: (31) 3559 3130/8835 7260.

Distância de Belo Horizonte: 110 Km

Parque Estadual de Nova Baden

Área: 214 hectares

Localização: município de Lambari - Sul do Estado

Horário de funcionamento: 7 às 17h

Telefone: (35) 3271 1338

Distância de Belo Horizonte: 339 Km

Parque Estadual do Rio Doce

Área: 36.970 hectares

Localização: municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo - Sudoeste de Minas

Horário de funcionamento: 7 às 17h

Telefone: (31) 3844 2200

Distância de Belo Horizonte: 248 Km

Parque Estadual do Rio Preto

Área: aproximadamente 10.755 hectares

Localização: município de São Gonçalo do Rio Preto – Vale do Jequitinhonha

Horário de funcionamento: 7 às 17h

Telefone: (38) 3531 3919

Distância de Belo Horizonte: 355 Km

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro

Área: aproximadamente 14.984 hectares

Localização: Zona da Mata

Horário de funcionamento: 7 às 17h

Telefone: (32) 3721 7491

Distância de Belo Horizonte: 290 Km

Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

Área: aproximadamente 3.940 hectares

Localização: Região Metropolitana de Belo Horizonte

Horário de funcionamento: 7 às 17h

Telefone: (31) 3581 3523

Distância de Belo Horizonte: 25 Km

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato