13h58min - 04 de Setembro de 2007 Atualizado em 03h55min - 21 de Junho de 2013

Minas Gerais possui quatro destinos indutores do turismo regional

BELO HORIZONTE (04/09/07) – O Ministério do Turismo assinou, no último 31 de agosto, convênio com a Fundação Getúlio Vargas para realização de estudos de mensuração do grau de competitividade de 65 destinos indutores do desenvolvimento regional, que integram 59 regiões turísticas, compreendendo todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Os estados do Rio de Janeiro e da Bahia possuem, cada um, cinco cidades envolvidas. Minas Gerais vem na seqüência, com quatro destinos: Belo Horizonte, Diamantina, Ouro Preto e Tiradentes.

Para a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, presente ao evento, Minas Gerais está muito bem representada com locais que servirão de pólos de desenvolvimento regional. “Precisamos pensar que os turistas não viajam para uma cidade, mas sim para visitar um roteiro. Assim, os destinos mineiros contemplados poderão ajudar a promover toda a região. Será uma rede para o crescimento sustentável das cidades, dos estados e do país, por meio do turismo”, ressaltou.

O estudo vai avaliar dimensões como acesso, infra-estrutura geral, infra-estrutura turística, meio ambiente, atividade econômica, cultura, marketing e promoção, atratividade e capacidade empresarial, dentre outros itens. O propósito do MTur é fazer com que todos os destinos envolvidos tenham padrão de qualidade internacional nos quesitos a serem avaliados e melhorados, através de esforços dos poderes públicos municipal, estadual, federal e de parcerias com a iniciativa privada, até 2010.

Participaram do evento – realizado na sede da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro – a superintendente de Fomento e Desenvolvimento do Turismo da Setur, Jussara Rocha; o prefeito e o secretário Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, Gustavo Botelho e Walter Cardoso França Junior; o secretário Municipal de Turismo de Ouro Preto, Vitório Lanari; e o prefeito de Tiradentes, Nílzio Barbosa; além da ministra do Turismo, Marta Suplicy, e de representantes do Sebrae e da Fundação Getúlio Vargas.

65 Maravilhas

De acordo com a ministra Marta Suplicy, os 65 destinos são as maravilhas do Brasil. Opinião semelhante tem o secretário Municipal de Turismo de Ouro Preto, Vitório Lanari. “Ficamos muito felizes com a escolha de Ouro Preto e pretendemos, a partir dessa expressão, realizar um trabalho de conscientização da população da cidade para compartilhar essa grande responsabilidade e aumentar a auto-estima. O turismo é a nossa grande ferramenta de desenvolvimento no futuro. Por isso, temos de cuidar muito bem dessa maravilha”, disse.

Tiradentes, que pertence ao Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, recebe turistas nacionais e internacionais durante todo o ano. “A cidade possui bons acessos, uma rede hoteleira diversificada, riquezas históricas e culturais preservadas e é famosa pela gastronomia. Mas precisamos sempre melhorar alguns pontos. A inclusão de Tiradentes nos deixou muito felizes”, contou o prefeito Nilzio Barbosa.

Também incluída no projeto, a cidade natal de Juscelino Kubtscheck, reconhecida pela beleza de seu patrimônio histórico, cultural e natural, vê a possibilidade de estender os benefícios que receberá para toda a região. “Acreditamos que, se o MTur foca seu trabalho em cima de pontos mais reduzidos, esses pontos se tornam seus braços, ampliando sua atuação regional. É uma tática muito boa. Poderemos envolver todos os municípios que pertencem ao Circuito dos Diamantes e, principalmente, o Vale do Jequitinhonha, já que temos trabalhado nesse sentido”, explicou o secretário Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, Walter Cardoso França Junior.

“Turismo não é só para você. O que conta é a regionalização, é o circuito envolvendo as cidades da região. Podemos criar roteiros de sete dias, como em outros estados, reunindo cidades como São João del-Rei, Resende Costa, Prados, entre outras”, complementou o prefeito de Tiradentes. De acordo com o MTur, a proposta é de que os demais destinos do país aprimorem os processos de organização através do Programa de Regionalização do Turismo.