17h59min - 03 de Novembro de 2009 Atualizado em 10h17min - 24 de Junho de 2013

Minas Gerais recebe exposição internacional de matemática

BELO HORIZONTE (03/11/09) - Com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), foi aberta a exposição internacional e itinerante “Experimentar a Matemática”, nesta terça-feira (3), na reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no campus Pampulha, em Belo Horizonte. A mostra, cujo objetivo maior é a promoção e a divulgação do ensino da matemática, é uma iniciativa da Unesco e aqui ela integra as comemorações do Ano da França no Brasil.

São 40 experiências interativas e lúdicas idealizadas pelo Centre-Sciences da região Central de Orléans, França, com a parceria das universidades de Tóquio (Japão) e Manila (Filipinas). “Experimentar a Matemática” traz 11 ambientes que apresentam conceitos matemáticos aplicados ao cotidiano, por meio de experimentos, objetivos e situações-problemas. São utilizados materiais de madeira, plástico, papelão e metal.

Na UFMG, a exposição é organizada pelo Centro de Difusão da Ciência (CDC) que tem uma estreita parceria com o Programa de Popularização da Ciência do Governo de Minas. Na Fundação de Educação para o Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), escola referência em ensino técnico, a organização está ligada à assessoria da presidência da instituição.

A mostra que já percorreu cerca de 50 países da Europa, América Latina, Oriente Médio, Sudeste Asiático e África, passou por oito cidades brasileiras com a participação da Embaixada da França e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti). Antes de vir para Belo Horizonte, a exposição esteve em oito cidades, entre elas Recife, Pernambuco. Na capital mineira ela percorre duas instituições: UFMG, de 3 a 13 de novembro, e Utramig, de 17 a 27 de novembro. Após a permanência em Minas, “Experimentar a Matemática” vai para o Chile.

O secretário-adjunto da Sectes, Evaldo Vilela, ressaltou a importância de valorizar a ciência também com difusão e sugeriu que outras exposições semelhantes possam ser montadas e levadas às diversas instituições de ensino. “Estamos prontos para sermos parceiros”, disse.

Entre outras autoridades, também estiveram presentes na abertura de “Experimentar a Matemática”: o reitor da UFMG, Ronaldo Tadeu Pena; a adida cultural da França no Brasil, Silvye Debs; a presidente da Utramig, Rosane Crespo; a pró-reitora de Extensão da UFMG, Paula Cambraia; o vereador Paulo Lamac; a diretora do CDC, Tânia Margarida Costa e a coordenadora do Programa de Popularização da Ciência no Estado de Minas Gerais, jornalista Graça Brant.

Serviço:

Evento: Exposição internacional itinerante “Experimentar a Matemática”

Data: 3 a 13 de novembro

Horário: 8h às 11h30 e 13h às 17h / Sábado: das 8h às 11h30

Local: Campus Pampulha da UFMG, av. Antônio Carlos, nº 6627, Prédio da Reitoria

Evento: Exposição internacional itinerante “Experimentar a Matemática”

Data: 17 a 27 de novembro

Horário: 8h às 11h30 e 13h às 17h / Sábado: 9h às 12h30