Economia / Desenvolvimento

21h57min - 29 de Abril de 2011 Atualizado em 04h23min - 01 de Julho de 2013

Minas Gerais sedia reunião de Secretários de Desenvolvimento Econômico

BELO HORIZONTE (29/04/11) - Os secretários de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e dirigentes de órgãos correlatos dos Estados e do Distrito Federal realizaram, nesta sexta-feira (29), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, a primeira Reunião dos Secretários de Desenvolvimento Econômico. O evento, coordenado pelo secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim), Ricardo Barros,  teve o objetivo de criar o Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento Econômico (Consedic).

O conselho pretende coordenar e articular os interesses comuns dessas secretarias junto aos órgãos e entidades públicas e privadas. Representando o Governo de Minas, o vice-governador Alberto Pinto Coelho recebeu os secretários para almoço no Palácio Tiradentes. Ele considerou oportuna a criação do conselho. "Acontece em boa hora a iniciativa de criação deste conselho para fortalecer a visão de desenvolvimento e de consenso de posições que se situam na linha oposta da guerra fiscal. Ganham todos os governos estaduais no encaminhamento das questões mais relevantes do desenvolvimento de cada um dos entes federados", destacou.

Para a anfitriã do evento, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, “o conselho será um espaço para a troca de experiências de políticas bem-sucedidas na área de desenvolvimento econômico dos estados. O compartilhamento dessas ideias gera ganhos para todos os estados”.

Durante a reunião, foi discutida a elaboração do estatuto da entidade, cuja estrutura será composta por um presidente e vice-presidentes temáticos e regionais. Entre os temas sugeridos, estão desenvolvimento tecnológico e inovação; micro e pequenas empresas; educação e qualificação profissional; desenvolvimento regional; infraestrutura e logística; sustentabilidade; competitividade; arranjos produtivos locais; agronegócio, mineração, relações internacionais e comércio exterior.

Posse

Depois de definidos os principais pontos para a criação do Consedic, a secretária Dorothea Werneck fez uma apresentação sobre a estrutura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e relatou as políticas bem-sucedidas do atual governo, como o modelo de gestão e a experiência das Parceiras Público-Privadas (PPP).

Durante o encontro, foi eleito presidente do conselho, por aclamação, o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim) do Paraná, Ricardo Barros, que terá mandato de um ano. A expectativa é de que a posse do conselho ocorra no mês de maio em Brasília (DF).

Para o presidente eleito do Consedic, o novo fórum pretende articular políticas na busca dos avanços necessários para o desenvolvimento econômico do Brasil. “Os resultados destas discussões irão gerar como consequência direta a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros”, acentuou.