Minas por Região
Cultura

12h40min - 24 de Janeiro de 2015 Atualizado em 11h43min - 26 de Janeiro de 2015

Minas Gerais será o centro do audiovisual brasileiro durante a semana

18ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes foi aberta na noite desta sexta-feira com exibição de filme e homenagem à atriz paraense Dira Paes

Primeiro evento do calendário audiovisual brasileiro, a 18ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes foi aberta oficialmente na noite de sexta-feira (23), na cidade histórica, com o tema “Qual o lugar do cinema hoje?”. Até o próximo sábado (31), serão exibidos gratuitamente 128 filmes, de 16 estados, distribuídos em 59 sessões. Nesta edição, a homenageada é a atriz paraense Dira Paes, que comemora 30 anos de carreira.

Em cerimônia realizada no Cine Tenda, um dos três espaços de exibição do festival, o secretário de Estado da Cultura, Angelo Oswaldo, entregou o Troféu Barroco à atriz, que em sua trajetória fez 37 longas-metragens, três curtas e 15 trabalhos na TV. Representando o governador Fernando Pimentel, Oswaldo destacou a contribuição de Minas ao cinema nacional, ao lembrar que 2015 marca o centenário de nascimento de Grande Otelo, mineiro de Uberlândia.

Angelo Oswaldo também ressaltou que a sétima arte está recebendo no governo Dilma investimentos de R$ 1,2 bilhão, por meio do Brasil de Todas as Telas, maior programa de estímulo ao audiovisual já implementado no país. “Por isso, esperamos muito para o cinema em Minas Gerais. Precisamos crescer, temos muito a investir, a buscar parcerias, para que possamos fazer um grande programa de cinema no Estado”, disse.

Apoio do Estado

Com apoio do governo estadual, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes conta em sua programação com dez oficinas de formação, dez lançamentos de livros e DVDs, cortejo e teatro de rua, performances audiovisuais e intervenções artísticas.

Para Dira Paes, a cada edição o festival se afirma como uma grande expressão da sétima arte, no pensar do cinema brasileiro. “Estar na 18º edição, sendo homenageada em uma Mostra que eu vi nascer, é uma realização”, disse. Após a homenagem, o público que lotou a Cine Tenda assistiu à estreia do longa Órfãos do Eldorado, com direção de Guilherme Coelho e Dira Paes, e o mineiro Daniel de Oliveira no elenco.

Também participaram da cerimônia de abertura o secretário de Estado de Turismo e Esporte, Geraldo Pimenta, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco, e o vice-presidente da Companhia Energética de Minas Geais (Cemig), Mateus de Moura Lima Gomes, entre outras autoridades.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato