18h30min - 27 de Agosto de 2013 Atualizado em 18h30min

Minas Gerais tem a maior oferta de vagas para o Pronatec no país

O Estado possui 12.476 alunos matriculados em cursos técnicos oferecidos em escolas estaduais, o que representa 30% do total de estudantes do programa no Brasil

A rede estadual de ensino de Minas Gerais possui o maior número de alunos matriculados nos cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico – 2013 (Pronatec), comparado com as demais redes estaduais do país. O Estado possui 12.476 alunos matriculados em cursos técnicos oferecidos em escolas estaduais, o que representa 30% do total das vagas. O segundo lugar em matrículas é o Acre, com 6.887 alunos. Os dados estão disponíveis no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) e tem como base os registros feitos até o dia 23 de agosto de 2013.

“Nós temos feito um trabalho muito importante na área da educação profissional. Somos o Estado com a maior ocupação de vagas do Pronatec, além das vagas no Programa de Educação Profissional - PEP - e em escolas técnicas com recursos do Estado. Essa é uma área extremamente importante e prioritária para o desenvolvimento econômico e social. Nós estamos fazendo parte do Pronatec, mas também consolidando e expandindo as ações estaduais”, ressalta a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

Quando o assunto é a oferta geral de atendimentos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico nos estados, Minas também ocupa a liderança entre as unidades federativas. O Estado possui 104.369 alunos matriculados no programa, o que representa 12% do total de vagas. Esse dado também coloca Minas como o maior executor do Pronatec no Brasil. Na segunda colocação está o Rio Grande do Sul, com 77.981 matriculados.

Essas vagas do programa são ofertadas em escolas estaduais, Institutos Federais e Sistema S, como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).  Além de cursos técnicos, o Pronatec também oferta cursos de Qualificação Profissional, conhecidos como FIC.

Formatura em Minas

Nesta terça-feira (27), foi realizada a formatura de 2,6 mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico. Esses estudantes concluíram 44 diferentes cursos de formação inicial e continuada nos Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“Essa ação – Pronatec - é o que de fato importa e representa melhoria na vida do nosso país. Vocês não devem se conformar com aquilo que conseguiram, mas querer mais. O caminho para o futuro foi dado”, afirmou a presidente Dilma Rousseff, durante discurso na cerimônia de formatura dos alunos mineiros.

Desde 2012, a seleção para ingresso nos cursos do Programa, via Sistema S, é feita pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A seleção é realizada de forma concomitante ao processo seletivo do Programa de Educação Profissional (PEP) do Governo de Minas.

Educação Profissional

A experiência da Secretaria de Estado de Educação em ensino técnico começou em 2007, quando foi criado o Programa de Educação Profissional. O objetivo do programa é promover a educação profissional e a formação técnica em nível médio, atendendo às demandas regionais e municipais, identificando e diagnosticando tendências do mercado de trabalho e necessidades de mão de obra e contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado. Apenas para o ano de 2013, foram oferecidas 30 mil vagas em 51 cursos ofertados em 81 municípios de Minas Gerais e investimento de R$ 144 milhões investidos.