Minas por Região
Turismo

13h01min - 12 de Janeiro de 2009 Atualizado em 16h05min - 01 de Julho de 2013

Minas Gerais terá 15 destinos turísticos indutores em 2009

BELO HORIZONTE (12/01/09) - A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) fará, a partir de 2009, mapeamento em 10 municípios mineiros para que os mesmos se tornem indutores do desenvolvimento turístico regional. O objetivo é tornar estes destinos referência para atração do turista nacional, possibilitando também, a distribuição do fluxo de visitação para outros municípios localizados em seu entorno. Serão analisados como destinos turísticos indutores de Minas Gerais os municípios de São Lourenço, Caxambu, Camanducaia, Extrema, Capitólio, Alfenas, Formiga, Araxá, Poços de Caldas e Santana do Riacho.

O estudo irá medir o grau de competitividade dos destinos, avaliando dimensões como acesso, infra-estrutura geral, infra-estrutura turística, meio-ambiente, atividade econômica, cultura, marketing e promoção, atratividade e capacidade empresarial, dentre outros itens. O propósito da Setur é fazer com que todos os destinos envolvidos tenham padrão de qualidade nos quesitos a serem avaliados e melhorados, através de esforços dos poderes públicos municipal, estadual, federal e de parcerias com a iniciativa privada.

Em 2008, cinco municípios mineiros já receberam o estudo, encomendado pelo Ministério do Turismo e Sebrae Nacional: Ouro Preto, São João del-Rei, Tiradentes, Diamantina e a capital Belo Horizonte. “Vamos ampliar o estudo para outros 10 municípios de Minas, identificando as necessidades de cada destino. Este trabalho irá direcionar nossa política publica que hoje é descentralizada e com foco no desenvolvimento sustentável de todas as regiões de Minas Gerais”, explica a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.

Destinos indutores

Santana do Riacho é portão de entrada para o Parque Nacional da Serra do Cipó, um verdadeiro paraíso natural. Passeios imperdíveis são a visita à Cachoeira Grande e andar em um caiaque nas águas do Rio Cipó.

No município de Extrema, no Sul do Estado, há nascentes e riachos nas encostas da Serra da Mantiqueira, além de inscrições rupestres nas pedras da região. A cidade é muito procurada para ecoturismo e esportes de aventura, especialmente para a prática do rafting. Vale conhecer a Pedra do Cume, uma das mais famosas atrações do município, localizada a mais de 1.780 metros de altura.

Monte Verde, em Camanducaia, localizado na Serra da Mantiqueira, possui temperatura muito baixa (característica da região) que, aliada ao casario em estilo europeu, encanta pelas paisagens incríveis. Trilhas leves e bem demarcadas levam aos picos mais altos da região. A trilha da Pedra Chapéu do Bispo é um ótimo programa para toda a família. Outra opção é a trilha da Pedra Partida, que leva ao cume da Serra da Mantiqueira. Um dos cartões-postais de Monte Verde é o famoso Mirante, de onde se tem uma vista panorâmica de toda a vila, com as montanhas ao fundo.

Na região do Circuito Caminhos Gerais, Poços de Caldas se destaca com as fontes minerais e suas termas, além da produção artesanal de cristal, típica da cidade. As Thermas Antônio Carlos possuem instalações para banhos sulfurosos, duchas e saunas que propiciam tratamentos estéticos e de saúde para o corpo e para a alma.

Terra de Dona Beja, Araxá nasceu na cratera de um vulcão extinto, por isso tem terreno mineralizado – o que intensificou o surgimento de fontes minerais. A Estância Hidromineral do Barreiro, onde está o Grande Hotel, é a maior atração da cidade. O turista poderá relaxar nas águas terapêuticas e experimentar variados tipos de banho, inclusive de lama. A 27 km de Araxá, na Serra da Bocaina, os amantes do vôo livre encontram uma pista para a prática do paraglider e asa delta. A rampa Horizonte Perdido, na fazenda Horizonte Perdido, no Circuito Turístico da Canastra, tem 1.237 metros de altitude e uma vista maravilhosa. Também na região fica localizado o Parque Nacional da Canastra, onde está a nascente do Rio São Francisco. Com o relevo acidentado, a região é repleta de cachoeiras com mais de 100 metros de altura, como a de Casca D’Anta.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato