Minas por Região
Meio Ambiente

18h45min - 23 de Maio de 2007 Atualizado em 22h28min - 30 de Junho de 2013

Minas Gerais terá Força-Tarefa Previncêndio a partir de 1º de junho

Governo intensifica os preparativos para enfrentar o período critico de incêndios florestais em Minas: entre junho e novembro, meses de escassez de chuva. Diante das previsões de um período seco prolongado, o IEF antecipará a formação da Força-Tarefa Previncêndio para 1º de junho.

BELO HORIZONTE (23/05/07) – O Governo de Minas intensifica os preparativos para enfrentar o período critico de incêndios florestais em Minas Gerais: entre junho e novembro, meses de escassez de chuva. Diante das previsões de um período seco prolongado, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) antecipará a formação da Força-Tarefa Previncêndio para 1º de junho.

Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (23), a coordenadora da Força-Tarefa, Cláudia Mello, afirmou que os órgãos que compõem a operação já foram mobilizados e as aeronaves de combate aos incêndios estarão de prontidão no início de junho na Base Operacional, localizada em Curvelo, na região Central. "Nos últimos anos, a data para reunião da força-tarefa era de 15 de junho", observou.

A gerente de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do IEF, Laudicena Curvelo Pereira, destacou que a reunião antecipada da força-tarefa é mais uma das ações que o IEF desenvolve para evitar que os incêndios florestais tenham maior impacto sobre o patrimônio natural do Estado. "Durante todo o ano são realizadas atividades preventivas de acordo com as características de cada região", disse.

Segundo o comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Cláudio Vinícius Teixeira, o trabalho de prevenção realizado junto às comunidades do entorno para sensibilização quanto ao uso correto do fogo é uma das principais medidas para evitar os incêndios. "As parcerias com a população são essenciais para que qualquer medida preventiva tenha efeito", afirmou.

Força-Tarefa

A Força-Tarefa Previncêndio mantém um monitoramento 24 horas por dia da evolução dos focos de calor no Estado e dos riscos de incêndios florestais. Minas Gerais é o Estado pioneiro em ações do gênero e a força-tarefa é a maior da América Latina.

A Base Operacional está localizada no aeroporto do município de Curvelo, centro geográfico do Estado, que foi reformado e inaugurado em setembro de 2005. Cerca de 300 pessoas de todos os órgãos e entidades envolvidas e 2,5 mil brigadistas permanecem de prontidão em vários locais do Estado. Além de Curvelo, a força-tarefa opera na sub-base de Januária, para atendimento aos incêndios na região Norte, a mais seca e cujas unidades de conservação sofrem com o fogo.

Em Curvelo, estão localizados os sistemas de recepção de focos de calor via satélite, a central de atendimento da linha 0800 para denúncias a alertas de incêndios, aeronaves e veículos. Permanecem à disposição da força-tarefa quatro helicópteros, seis aeronaves de combate a incêndios (Air Tractor) e duas para transporte de pessoal e equipamento.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato