18h59min - 09 de Dezembro de 2010 Atualizado em 09h13min - 29 de Junho de 2013

Minas Gerais trabalha para consolidar liderança em genética bovina

UBERABA (09/12/10) - Dentro das ações para consolidar o Estado como líder nacional em genética bovina, o Governo de Minas, por meio do Polo de Excelência em Genética Bovina da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), concluiu nesta quinta-feira (9), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, o II Workshop “Programa Nacional de Melhoramento de Bovinos de Leite - Sustentabilidade e Genética: o Desafio da Pecuária Leiteira Tropical”. Além dos avanços da inovação em Minas Gerais mostrados pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Portugal, o evento teve a apresentação do estudo de atratividade da cadeia genética bovina pelo professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Fava Neves.

Ao abrir o workshop, a gerente executiva do Polo, Beatriz Cordenonsi Lopes, ressaltou a importância do workshop e do estudo de atratividade para elevar o potencial de Minas Gerais - e especialmente o de Uberaba na genética bovina - tanto no que se refere ao incremento de recursos humanos para a pesquisa, fortalecendo a pós-graduação (mestrado e doutorado), quanto na facilitação dos negócios, por meio da atração de novas empresas do segmento. Os projetos e programas do polo em andamento totalizam investimentos de aproximadamente R$ 5 milhões.

Estudo de atratividade

De acordo com Marcos Fava Neves, um dos mais renomados nomes do planejamento em agronegócio do Brasil, o estudo de atratividade da cadeia genética bovina está dando ao Polo e a seus parceiros um diagnóstico completo das potencialidades da região. Ele reconhece como fundamental o papel do Polo de trabalhar articulado com as instituições, e elaborou nove projetos que podem ser implantados para consolidação da região de Uberaba não apenas como principal polo de genética do Brasil, mas também como polo de desempenho animal. Os principais pontos são: aumentar a difusão de tecnologia e serviços; fortalecer a pesquisa e desenvolvimento; expandir o número de participantes no comitê gestor do Polo; informação e transparência aos agentes do Polo; crédito e financiamento; comunicação integrada; fortalecimento do pró-genética; projeto Bio-Rota, utilizando a comunicação na valorização regional; atração de investimentos (novas empresas).

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Brasil é o 6º maior produtor de leite do mundo com quase 30 bilhões de litros anuais, o que indica crescimento de 48% em uma década. O sistema produtivo leiteiro é formado por 1,2 milhão de propriedades rurais que abrigam 21 milhões de animais, gerando quatro milhões de empregos. Entretanto, há necessidade de melhorar a produtividade, como já direcionam os projetos do Polo.

Para o presidente da ABCZ, Eduardo Biagi, o Polo de Excelência em Genética Bovina, criado pelo Governo de Minas em 2008, é um exemplo de instrumento institucional capaz de fomentar a transformação. “Enxergamos os polos de excelência cumprindo o papel de articulador e fomentador de uma política de desenvolvimento, fortalecendo a estrutura pública e privada responsável pela geração e difusão de conhecimento, inovação tecnológica e formação de recursos humanos. É o poder público como indutor do desenvolvimento sustentável dos setores estratégicos para o destino da nação”, disse Biagi.

O secretário Alberto Portugal destacou as políticas de inovação que fizeram o Estado avançar consideravelmente nos últimos anos, com o fortalecimento da Sectes e da Fapemig no que se refere ao montante de recursos para a ciência e inovação. Segundo ele, as ações, programas e projetos implantados em parceria com universidades, centros de pesquisa e empresariado possibilitaram a criação de um ambiente de diálogo e de inovação.

Quanto ao II Workshop “Programa Nacional de Melhoramento de Bovinos de Leite - Sustentabilidade e Genética: o Desafio da Pecuária Leiteira Tropical”, o secretário exaltou a iniciativa do Polo e os parceiros como ABCZ, Epamig, Embrapa Gado de Leite e Sebrae-MG. Ele considerou fundamental o trabalho do Polo e o estudo de atratividade para consolidar a posição de Minas Gerais como referência nacional e internacional em genética bovina.