16h18min - 20 de Dezembro de 2006 Atualizado em 19h36min - 27 de Junho de 2013

Minas inaugura biblioteca em homenagem ao escritor Guimarães Rosa

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Turismo, inaugurou em Belo Horizonte a Biblioteca Guimarães Rosa e a Sala Jornalista Marcos Souza Lima, do Fórum Estadual de Turismo. A biblioteca em homenagem ao escritor mineiro ficará aberta ao público para consultas e pesquisas sobre o autor.

BELO HORIZONTE (20/12/06) – O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), inaugurou hoje a Biblioteca Guimarães Rosa e a Sala Jornalista Marcos Souza Lima, do Fórum Estadual de Turismo. A solenidade foi realizada no segundo andar do Prédio Verde, na Praça da Liberdade, onde funciona a secretaria. A biblioteca em homenagem ao escritor mineiro ficará aberta ao público para consultas e pesquisas, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

A Sala Jornalista Marcos Souza Lima vai sediar as reuniões do Fórum Estadual de Turismo, que analisa os projetos de desenvolvimento do turismo mineiro. O fórum é integrado por representantes dos diversos segmentos da área. A placa foi descerrada pela viúva, Maria das Graças, e pelo filho de Marcos Souza Lima.

Contador de Estórias

O Grupo de Contador de Estórias Miguelim, de Cordisburgo e Morro da Garça, municípios integrantes do Circuito Turístico Guimarães Rosa, apresentou a autobiografia do escritor e o texto ‘Minas Gerais’, extraído do livro ‘Ave Palavra’.

Carmen Schneider Guimarães, da Academia Mineira de Letras e Academia Feminina de Letras, representando Vilma Guimarães Rosa, filha do escritor, falou em nome da família, destacando que “Minas são muitas”. Ela disse que, como escritor, Guimarães Rosa “foi um perfeito cicerone das terras mineiras. Não só divulgou as plagas sertanejas, como descreveu a ambiência de Minas em seus aspectos mais particulares: a fauna, a flora, a riqueza dos rios, a curiosidade dos topônimos característicos, a geografia com as montanhas, chapadões e vales – que lhe serviram de universo para as estórias.”

“Sabemos todos que o escritor nasceu na cidade do coração e a amou sobre todos os outros amores. Em seu discurso de posse, na Academia Brasileira de Letras, a primeira e a última palavra que pronunciou foi Cordisburgo. Com certeza, ali representando todo o seu Estado.”

“Quando João Guimarães Rosa escrevia, era Minas que ele inculcava no papel. Era a gente das alterosas que perfazia seus personagens, eram os espaços do chão mineiro que sua pena grafava, na magia da criação maiúscula de um ser iluminado.” E concluiu: “A Biblioteca representa o lugar adequado para guardar o seu nome. Justamente era entre os livros que ele se sentia em completa felicidade”.

Participaram da cerimônia, além da secretária Maria Elvira, presidente do Fórum Estadual de Turismo, e de seu secretário-adjunto, Roberto Fagundes; o vice-presidente Eberhard Aichinger, do Instituto Estrada Real; empresários e executivos de órgãos e empresas privadas integrantes do fórum, como José Maurício de Miranda Gomes, Ângela Lobato, Vicente Maia do Prado, Bueno do Prado Filho, Celso Morandi, Peter Mangabeira, Paulo Queiroga, Marcos Prota, Cristiano Lopes, Marcelo Oliveira e Hernane de Castro.