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Saúde

14h59min - 14 de Novembro de 2014 Atualizado em 15h22min

Minas intensifica ações no mês mundial de combate ao câncer de próstata

Materiais informativos, adesivos e cartazes da campanha Novembro Azul foram distribuídos em diversos locais, como o Mercado Central de BH

A campanha Novembro Azul visa incentivar os homens a terem mais atenção com a própria saúde, já que as mortes masculinas por câncer e por doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, são maiores que no público feminino. Para mobilizar esse público, várias ações estão sendo realizadas durante o mês, com o apoio de importantes parceiros.

Materiais informativos, adesivos e cartazes foram distribuídos para diversos estabelecimentos. Um deles foi o Mercado Central, que chega a receber 30 mil pessoas por dia durante a semana e 50 mil a cada dia do final de semana. A ação no centro comercial teve início no dia 8 de novembro e também foi feita com os lojistas e distribuidores. De acordo com informações do próprio estabelecimento, são cerca de 450 lojas de segmentos variados, cada uma delas com cerca de três a quatro comerciantes.

Um dos participantes deste movimento de conscientização foi o comerciante Antônio Amorim de Souza, de 57 anos, proprietário do Limonada Mercado Central. “Fiz uma consulta de rotina e o médico detectou uma alteração da próstata. No dia 6 de agosto deste ano fiz a cirurgia e voltei a trabalhar há uma semana. Estou muito melhor agora e já voltei à vida normal”, contou o comerciante, que ainda ressalta a importância de campanhas como o Novembro Azul. “Os homens procuram o médico, geralmente, só quando estão doentes. É preciso incentivá-los a fazer exames periódicos”, completou.

O aposentado Artur Rosas, de 60 anos, contou que já fez o exame do câncer de próstata este ano e incentivou os amigos a fazerem o mesmo. Residente em Feira de Santana, na Bahia, o aposentado visitou o Mercado Central para fazer compras e recebeu o material informativo da SES da campanha Novembro Azul. “Um dos meus amigos bancários teve o câncer de próstata e, por isso, sempre alerto a todos sobre a importância do exame. Desde os 40 anos que eu faço. Os homens precisam se cuidar e este é um procedimento que precisa ser feito”, aconselhou.

Profissionais do volante

Outro importante parceiro engajado nesta mobilização foi o Sindicato dos Taxistas de Minas Gerais (Sincavir), que representa certa de 12 mil motoristas só na capital mineira. Segundo a entidade, 95% da categoria é composta pelo público masculino e, deste número, 60% estão na faixa etária da campanha.

O diretor-presidente do sindicato, Ricardo Luiz Faedda, foi um dos padrinhos da campanha promovida pela SES e comentou sobre essa promoção da saúde do homem. “A entidade sempre participa de ações como esta justamente para despertar a atenção do taxista e dos passageiros para o cuidado com a saúde. Durante toda a semana, o Sincavir disponibiliza um clínico-geral para os taxistas e familiares consultarem, mas, a partir de 1º de dezembro, o sindicato passará a oferecer um médico urologista na sede da instituição. Ele irá atender os sindicalizados toda quarta-feira”, destacou.

A mobilização feita na instituição contou com afixação de cartazes nas duas recepções, tesouraria e consultório médico da entidade. Adesivos também foram colados nas dependências do sindicato, materiais informativos distribuídos para os taxistas sindicalizados e reportagens sobre o Novembro Azul divulgados no site e no jornal institucional da entidade. Clézio Zacarias Rosa foi um dos taxistas mobilizados pelo Sincavir. Há 27 anos como taxista, Clézio contou que adquiriu o hábito de ir ao médico com frequência depois dos 40 anos. “Temos que ter esse cuidado. Faço todos os anos os exames necessários e tenho tranquilidade em saber que está tudo tranquilo”, disse.

Central de abastecimento

Comerciantes, produtores e compradores também foram mobilizados em uma das principais Ceasas do estado. Nos dias 7 e 8 de novembro a compra de frutas, legumes, verduras foi acompanhada da promoção à saúde do homem. Cerca de três mil homens receberam o material informativo da SES no Mercado Livre Produtor Hortifruti, do Ceasa de Contagem.

De acordo com o responsável pelo Comitê de Responsabilidade do Ceasa, Celso Eustáquio de Souza, foi muito positivo o envolvimento de todos na ação. “Percebi muito interesse das pessoas nesta campanha. Muitos homens que frequentam o Ceasa são do interior e tiveram muito interesse em se informar mais”, frisou.

No Brasil o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata a população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele. Em Minas, é a neoplasia de maior mortalidade entre os homens. Para 2014 são esperados 68 mil novos casos de câncer de próstata no país. Em Minas, a expectativa é de 7.990 novos casos.

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