12h59min - 04 de Setembro de 2009 Atualizado em 07h05min - 28 de Junho de 2013

Minas Olímpica Saúde na Praça contempla mais duas cidades

Os municípios de Conquista e Divinópolis inauguraram duas praças de esporte e lazer onde será implantado o Programa Minas Olímpica Saúde na Praça. O objetivo é manter espaços públicos equipados para informar, educar e incentivar a prática esportiva e a convivência social.

BELO HORIZONTE (04/09/09) - Conquista, no Triângulo Mineiro, e Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado inauguraram, nesta semana, duas praças de esporte e lazer onde será implantado o Programa Minas Olímpica Saúde na Praça, da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej). O objetivo é manter espaços públicos equipados para informar, educar e criar oportunidades para a prática esportiva e física, lazer e convivência social, os usuários contam, ainda, com a orientação de profissionais. O projeto propõe, também, incentivar a preservação do meio ambiente e favorecer a convivência solidária e prazerosa da comunidade.

A inauguração da obra, em Conquista, fez parte das atividades de comemoração do 98º aniversário do município. Localizada no Parque de Exposições João de Araújo de Souza, a praça “Mauro Abadia Constantino” recebeu investimentos em estruturas paisagística, ambiental e física, além da instalação de equipamentos de ginástica para todos.

A população contará com a presença de três profissionais qualificados: um profissional de educação física, um fisioterapeuta e um nutricionista, que atuarão em atividades orientadas e no desenvolvimento e acompanhamento de ações de incentivo a adoção de estilo de vida saudável e de educação para o lazer. O local foi adaptado para atender a eventuais demandas do Programa de Saúde da Família (PSF), devendo ocorrer, ali, ações integradas e intersetoriais da saúde.

Em Divinópolis, a praça Antônio Otaviano de Sousa, no bairro Danilo Passos, também recebeu equipamentos para implantação do programa no município e segue os mesmos moldes de Conquista.

Para o secretário Municipal de Esportes e Lazer de Divinópolis, Rominho Duarte, a implantação deste programa vai potencializar o uso do espaço e gerar, além da melhoria da qualidade de vida, uma mudança de comportamento quanto à importância em praticar atividades físicas. “Essa iniciativa do Governo de Minas vem ao encontro das afinidades do município em ampliar as ações voltadas ao esporte, o que garante um retorno social importante para os moradores de Divinópolis”, enfatiza o secretário.

Novas praças

Taiobeiras foi o primeiro município a ter implantado o Programa Minas Olímpica Saúde na Praça. A inauguração aconteceu em maio deste ano. O programa é executado pela Seej em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com o apoio da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop). A Federação Mineira de Ginástica (FMG) também é parceira.

Um dos pontos relevantes é a parceria com a iniciativa privada que fica responsável por manter a praça. A proposta da Seej é implantar, até o final de 2009, 26 praças em todo o Estado.