Esportes

16h09min - 09 de Setembro de 2009 Atualizado em 06h20min - 28 de Junho de 2013

Minas participa de Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas

BELO HORIZONTE (09/09/09) - Atletas mineiros dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Minas Olímpica Jemg), organizados pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), disputam a partir desta quinta-feira (10) e até 20 de setembro, em Poços de Caldas, no Sul do Estado, as Olimpíadas Escolares 2009. Nesta etapa, participarão alunos de 12 a 14 anos (módulo I). A delegação, composta de alunos, técnicos, oficiais e fisioterapeutas, será distribuída em dois grupos nas diferentes modalidades.

Na manhã desta quarta (9), embarcaram os alunos que vão representar Minas Gerais nas modalidades de atletismo, basquete, handebol, futsal, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Na próxima segunda-feira (14) viaja a delegação dos alunos-atletas das modalidades de basquete, handebol, tênis de mesa e vôlei.

Para Istael Marques Silva Gomes, 14 anos, atleta de judô da Cidade dos Meninos, de Belo Horizonte, a expectativa de participar da primeira Olimpíada Escolar é a melhor possível. “Eu quero dar o melhor de mim. Mesmo se não ganhar o 1º lugar, eu sei que o mais importante é competir e mostrar que somos guerreiros e não desistimos de lutar pelos nossos sonhos”, acredita Istael. Vitória Fernanda Coelho Silva, 13 anos, atleta de atletismo de Itamarati de Minas, Zona da Mata, também irá participar da sua primeira olimpíada e está gostando muito da experiência. “Quero fazer muitas amizades, adquirir conhecimento em relação ao meu esporte e testar o meu potencial em relação aos outros atletas”, afirma Vitória.

A delegação completa de Minas Gerais contará com 141 atletas de nove modalidades, 15 técnicos, três oficiais da Seej, uma fisioterapeuta e uma chefe de delegação.

As Olimpíadas Escolares, que em 2005 substituíram os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), têm como objetivo fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitar a identificação de talentos desportivos nas instituições de ensino, desenvolver o intercâmbio sócio-cultural e desportivo entre os participantes, contribuir para com o desenvolvimento integral do aluno/atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte e garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer mais oportunidades de acesso à prática do esporte escolar aos alunos/atletas.

Participam das Olimpíadas alunos matriculados e efetivamente cursando instituições de ensino médio e fundamental públicas e privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação. As Olimpíadas Escolares são disputadas anualmente em etapas municipais, estaduais e nacionais. Á disputa nacional chegam as escolas vencedoras das etapas municipal e estadual.

Jemg 2009

O Estado de Minas Gerais, representado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), Secretaria de Estado de Educação (SEE) e Secretaria de Estado de Saúde (SES), decidiu pelo adiamento da etapa estadual do Programa Minas Olímpica / Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) em Montes Claros, que seria realizada em agosto de 2009. Essa medida seguiu as recomendações divulgadas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento da Influenza A e visa contribuir com o trabalho de prevenção à nova gripe.

Como não foi realizada a etapa estadual do Jemg 2009, foi definida em assembléia realizada no dia 1º de setembro, juntamente com os representantes dos municípios e escolas classificadas, a participação de Minas Gerais nas Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas (módulo I). Por 48 votos a 20, os representantes decidiram pela participação de Minas Gerais nas Olimpíadas Escolares. Quanto ao critério de participação das escolas, a Seej sugeriu, e foi acatado, o sorteio entre os municípios classificados e devidamente representados na assembléia.

Confira a lista dos selecionados/sorteados para as Olimpíadas Escolares, módulo I (12 a 14 anos), no site do Jemg.