12h39min - 14 de Novembro de 2012 Atualizado em 09h36min - 30 de Junho de 2013

Minas poderá ter mais 42,7 mil hectares de agricultura irrigada no semiárido

Programa Mais Irrigação, do Governo Federal, contempla a implantação do Projeto Jequitaí e das últimas etapas do perímetro irrigado do Jaíba

Por meio do Programa Mais Irrigação lançado nesta terça-feira (13) pelo Governo Federal, o estado de Minas Gerais será contemplado com a implantação de mais 42.745 hectares de agricultura irrigada no Norte de Minas.

Os novos empreendimentos contemplados serão as últimas duas etapas do Projeto Jaíba – iniciativa que prevê a irrigação de 100 mil hectares no total - e a primeira etapa do Projeto Jequitaí – com previsão total de 30 mil hectares, ambos coordenados pelo Governo Federal e sediados no Norte de Minas. O perímetro irrigado do Gorutuba, entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, também será beneficiado.

Os entendimentos entre o Governo de Minas e a União estão sendo conduzidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas (Sedvan). Em todo o país, por meio de parcerias público-privadas, estão previstos investimentos de R$ 3 bilhões, que serão alocados através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e outros R$ 7 bilhões a serem alocados por empresas privadas. Ao todo, serão beneficiadas 66 áreas irrigáveis de 16 estados, incluindo-se aí a região do seminárido do Norte de Minas.

O programa envolverá 538 mil hectares, em todo o país, com vocação para a produção de frutas, leite, carne, grãos e matérias primas para a fabricação de biocombustíveis.

Para acelerar o processo de implantação de novas áreas irrigadas, a iniciativa cria concessões para empresas privadas, que ficarão responsáveis pela viabilização da infraestrutura e exploração das áreas escolhidas. As concessões terão prazo até 40 anos e os vencedores serão definidos pelo valor da tarifa de uso das terras irrigadas. “Quem terá o direito de ocupar as áreas será o que propor a tarifa de irrigação mais competitiva”, explica o ministro da Integração, Fernando Bezerra.

Projeto Jaíba será beneficiado

O secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, Gil Pereira revela que, em Minas Gerais, o Mais Irrigação contemplará a implantação das duas últimas etapas do Projeto Jaíba, totalizando a incorporação de 35 mil hectares à produção agropecuária.

A previsão é de que, no primeiro trimestre de 2013, o Ministério da Integração publique edital para implantação inicial de 24.745 hectares do Projeto Jaíba. O secretário ressalta que, por meio de convênio firmado entre o Ministério da Integração, Sedvan e a Fundação Rural Mineira (Ruralminas), o Governo de Minas está fazendo o inventário florestal e viabilizando os processos de desapropriação de águas para dar início ao processo.

Os investimentos já realizados giram em torno de R$ 100 milhões e outros R$ 30 milhões deverão ser repassados ainda neste ano pelo Governo Federal para a conclusão dos trabalhos.

Jequitaí terá primeira barragem

Já o edital para concessão de áreas a serem exploradas no perímetro irrigado do Projeto Jequitaí está previsto para ser publicado até o final do primeiro semestre de 2013. Ele prevê a construção da primeira barragem na região.

O Ministério da Integração marcou para o dia 11 de dezembro deste ano a abertura das propostas de empresas que estão participando da licitação para a construção da primeira barragem que viabilizará a implantação do perímetro irrigado do Jequitaí. Os investimentos deverão girar em torno de R$ 80 milhões.

Num prazo de 12 anos, o empreendimento tem previsão de receber R$ 1,3 bilhão em investimentos, que viabilizarão a incorporação de 30 mil hectares, no total, de lavouras irrigadas na região do semiárido mineiro. O projeto beneficiará 19 cidades sediadas no entorno do município de Jequitaí. Quando concluído, a previsão é de que o empreendimento gere 105 mil empregos, sendo 35 mil diretos e 70 mil indiretos.

Gorutuba terá sistemas mais modernos

Ainda segundo o secretário Gil Pereira, o perímetro irrigado do Gorutuba, sediado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, será contemplado com a revitalização de 5.286 hectares.

Para reduzir o consumo de água, equipamentos de irrigação serão substituídos por sistemas mais modernos, objetivando aumentar a eficiência do empreendimento por meio de melhor ocupação das áreas irrigadas.