Minas por Região
Gestão

15h43min - 04 de Agosto de 2008 Atualizado em 18h40min - 28 de Junho de 2013

Minas quer a vanguarda da campanha contra a corrupção

O governador Aécio Neves participa do lançamento da campanha contra a corrupção, do Ministério Público, e aponta exemplos do Governo de Minas de ética e transparência na gestão dos recursos públicos. Para o governador, Minas deve estar na vanguarda das ações contra a corrupção, com a audioria pública adotada no Estado reconhecida como modelo por órgãos internacionais.

BELO HORIZONTE (04/08/08) - O governador Aécio Neves participou, nesta segunda-feira (4), do lançamento nacional da segunda etapa da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais, com apoio da Cemig, do Governo de Minas e da Globo Minas. A solenidade reuniu, no Museu Abílio Barreto, em Belo Horizonte, autoridades judiciais, políticos, sindicalistas e personalidades do meio artístico.

O objetivo da campanha é alertar as pessoas para a importância de denunciar a corrupção nas gestões públicas de todo o país. Para Aécio Neves, o combate à corrupção só será eficiente caso haja uma conscientização nacional de que o problema deve ser combatido por todas as esferas públicas e também por cada cidadão no seu dia-a-dia.

“Ou isso é uma ação cooperativa, complementar de todos, ou o resultado será inócuo ou pífio. A minha confiança é de que poderemos construir ou ajudar a construir no Brasil uma nova geração de brasileiros que cobrem mais dos poderes competentes, que cobrem mais do Poder Executivo, que cobrem mais da Justiça ações mais céleres e que permitam que essa áurea, essa nuvem que perpassa por toda a sociedade brasileira da impunidade deixe de existir no Brasil. No momento em que as punições forem exemplares e corriqueiras, teremos dado um passo muito concreto para a inibição da corrupção no Brasil”, disse o governador, em entrevista.

O público-alvo da campanha, proposta pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), são usuários dos serviços públicos em geral e crianças e adolescentes dos ensinos básico e médio.

“O que queremos nessa parceria com o Ministério Público, mas principalmente com a sociedade brasileira, é ajudar a criar uma nova geração de brasileiros conscientes da importância da correção, da seriedade e do dano que a corrupção, o desvio, a imoralidade traz na vida das pessoas. As pessoas têm de passar a compreender que o combate à corrupção é algo que não interessa apenas ao setor público, que não é algo distante delas; é algo que incorpora as suas vidas para o bem ou para o mal”, disse Aécio Neves.

Exemplo mineiro

Para o governador, Minas deve estar na vanguarda das ações contra a corrupção. Ele ressaltou que o Governo de Minas tem adotado sistematicamente medidas de combate à corrupção e de estímulo à transparência nos gastos públicos e nas ações governamentais. Aécio Neves citou a eficiência do modelo de auditoria pública adotado no Estado desde 2003, hoje reconhecido por órgãos internacionais como exemplar para o país.

“Minas quer estar na vanguarda desse projeto, até porque temos autoridade para isso. No final do ano passado, o coordenador do programa contra corrupção das Nações Unidas esteve no Brasil e considerou o modelo de auditoria pública do Estado de Minas o modelo a ser seguido por outros estados federados. E a própria Controladoria Geral da União considerou o modelo de gestão, de auditagem de Minas, como modelo a ser seguido pelos outros estados brasileiros”, afirmou Aécio Neves.

O novo modelo de auditoria foi implantado a partir da reforma administrativa. A Auditoria-Geral do Estado passou a ser um órgão autônomo e todos os órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional passaram a contar com um auditor interno que acompanha as ações e programas do Estado. São, ao todo, 57 unidades de auditoria.

O trabalho da Auditoria-Geral gerou uma redução importante no número de inconformidades em processos de compra avaliada por meio dos Indicadores de Auditoria. Houve ainda melhoria na qualidade e produtividade dos trabalhos de auditoria e no atendimento ao cidadão. A apuração das denúncias dos cidadãos, efetuadas por meio do site na Internet, são feitas em até 15 dias.

Palestras

O coordenador da campanha em Minas, o promotor de Justiça Rolando Carabolante, disse que a campanha será levada a escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio. Será organizado um programa de palestras e um concurso escolar de redação sobre o tema "O que você tem a ver com a corrupção?". Canais de televisão e redes de cinema estão sendo contatados para contribuir com exibição de filmes da campanha.

Segundo Carabolante, o Ministério Público mineiro fará distribuição de cartilhas e cartazes, através de parcerias firmadas com órgãos, instituições e empresas interessadas na campanha. Ele disse que escolas e entidades interessadas em aderir, devem entrar em contato com os coordenadores da campanha.

A cerimônia contou com a presença do coordenador nacional da campanha, o promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, do Ministério Público de Santa Catarina, do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Orlando Adão Carvalho, do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, do prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, do presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Aloísio Morais Martins.

A solenidade teve o ator Milton Gonçalves como mestre de cerimônia e contou com a participação de outros artistas consagrados como José Wilker e os músicos mineiros Fernando Brant, Márcio Borges e Gabriel Guedes. Também vestiram a camisa contra a corrupção os jogadores de futebol Fábio, do Cruzeiro, e Juninho, do Atlético Mineiro. Durante o evento foi lançado o vídeo institucional da campanha, com a narração do ator Lázaro Ramos. O coral das crianças do Morro das Pedras, formado por meninos e meninas com idade entre 11 e 14 anos fez uma apresentação.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato