17h48min - 03 de Outubro de 2008 Atualizado em 21h38min - 23 de Junho de 2013

Minas recebe inovadores premiados pela Finep na Região Sudeste

BELO HORIZONTE (03/10/08) - No encerramento da 4ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Inovatec), nessa quinta-feira (2), no Expominas, em Belo Horizonte, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, realizou a entrega dos troféus aos vencedores do Prêmio Finep de Inovação da Região Sudeste. Na etapa regional, a instituição premiou os três primeiros colocados nas quatro categorias do prêmio – Micro e Pequena Empresa, Média Empresa, Instituição de C&T e Tecnologia Social. Também foi premiado o inventor inovador da região Sudeste, a partir de uma lista do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Os primeiros lugares de cada região concorrem ao prêmio nacional, que este ano será entregue no dia 4 de dezembro, no Rio de Janeiro. O Instituto Kairós, sediado em Macacos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi o vencedor da categoria Tecnologia Social.

Segundo o diretor da Finep, Eduardo Costa, o prêmio deste ano adquiriu uma conotação diferente, premiando a inovação no seu sentido mais amplo, e não apenas a inovação tecnológica como era. Costa disse que agora a premiação atinge a inovação como um todo. Lembrou que a Finep está premiando de fato os inovadores com as suas linhas de financiamento. Aproveitou o momento para anunciar que, em 2009, o orçamento da Finep passará de R$ 1,8 bilhão para R$ 3 bilhões, já que a meta do governo é descontingenciar totalmente os recursos dos fundos setoriais. "Isso demonstra um reconhecimento do trabalho das universidades e das empresas que hoje têm condições de absorverem esses recursos e contribuírem para a inovação do país", assegurou Costa.

Representando o Governo de Minas, esteve presente o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Evaldo Ferreira Vilela; e pelo Sistema Fiemg/IEL, a superintendente do Instituto Euvaldo Lodi, Heloísa Menezes.

Na categoria Micro e Pequena Empresa, a vencedora foi a Orbital Engenharia Ltda (RJ). Em Tecnologia Social, o prêmio foi para o Instituto Kairós (MG), que desde 2004, desenvolve na comunidade de Macacos, no distrito de São Sebastião das Águas Claras, cursos de formação nas áreas de segurança alimentar, plantas medicinais e agricultura orgânica. São mais de 80 oficinas e práticas de plantas medicinais. Nas oficinas de artesanato, as mulheres aprendem não só a trabalhar, como também a administrar o seu próprio negócio.

Já na categoria Média Empresa, a Módulo Security Solutions (RJ), especializada em segurança da informação, foi a vencedora. Na categoria Instituição de C&T, a escolhida foi a Agência de Inovação Inova Unicamp (SP). Criada em 2003, com a participação do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Alberto Portugal, a Inovatec busca estabelecer uma rede de relacionamentos da Unicamp com a sociedade para incrementar as atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento. Em segundo lugar ficou a mineira Fumsoft (Sociedade Mineira de Software).

E na categoria inventor inovador, o reconhecimento foi para o mineiro Aloísio Rodrigues Pereira, engenheiro civil com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Viçosa. Ele tem mais de 250 trabalhos técnicos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Há mais de 10 anos trabalha na Defesa Florestal (Deflor) e atua nas áreas de ensino e pesquisa, reflorestamento, geotécnica, solos e recuperação de áreas degradadas. A invenção mais importante é o tapete vegetal, utilizado na proteção ambiental e na recuperação do solo em áreas degradadas por erosões. De origem ecológica, o produto utiliza como matéria-prima a fibra do coco e resíduos agrícolas, antes jogados no aterro sanitário.

A edição de 2008 do Prêmio Finep inclui ainda mais uma categoria especial: a de Grande Empresa, que será disputada apenas na etapa nacional. Nesse caso, as candidatas, obrigatoriamente, devem fazer parte da carteira de empresas financiadas pela Finep.

Neste ano, além dos troféus, os vencedores regionais em cada categoria terão à disposição limites de financiamento pré-aprovados na Finep. Para as pequenas empresas, instituições de Ciência e Tecnologia e os projetos de Tecnologia Social, os valores chegam a R$ 500 mil, não-reembolsáveis. Já as médias empresas poderão receber até R$ 1 milhão na modalidade reembolsável, que garante taxas de juros reduzidas e prazo de até 120 meses para pagamento. Os vencedores nacionais terão a oportunidade de ampliar o limite de recursos solicitados na etapa regional.

O secretário-adjunto Evaldo Vilela disse que a vinda do prêmio Finep, região Sudeste, para Belo Horizonte é muito importante para motivar os mineiros nesse processo de inovação. “Quando você premia uma pessoa ou empresa, você reconhece o mérito na competitividade”, afirmou ao ressaltar a importância da parceria da Finep e do IEL nos projetos desenvolvidos em Minas Gerais.