Economia / Desenvolvimento

20h48min - 01 de Março de 2011 Atualizado em 19h56min - 22 de Junho de 2013

Minas recebe investimentos de R$ 32 milhões nos setores de laticínios e embalagens térmicas

BELO HORIZONTE (01/03/11) - O Governo de Minas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), assinou, nesta terça-feira (1º), dois protocolos de intenções, no valor de R$ 32,3 milhões e com geração de mais de 2.750 empregos, para expansão e implantação das unidades industriais da Cooperativa Central Mineira de Laticínios Ltda. (Cemil) e Globaltherm Produtos Térmicos Ltda..

Na assinatura do protocolo, o vice-presidente da Cemil, Cilas Pacheco, anunciou ao presidente do Indi, Frederico Álvares, que a empresa está investindo R$ 18,45 milhões na expansão de sua unidade industrial em Patos de Minas, região do Alto Paranaíba, para produção de leite condensado. “Os investimentos são destinados à ampliação da nossa estrutura e à aquisição de novos equipamentos para termos condições de ampliar a nossa linha de produtos. Para isso, vamos contratar 30 novos funcionários”, explicou Cilas Pacheco.

A empresa está presente em 19 estados brasileiros e o parque industrial possui uma capacidade instalada para o processamento de 13 milhões de litros de leite mensais, com equipamentos modernos e de alta precisão, que garantem a eficiência da linha de produção. “Estamos investindo também na divulgação do consumo do leite, tendo em vista que a média de consumo por habitante é de 160 litros por ano e o recomendado pelo Ministério da Saúde é 200 litros”, afirma Cilas Pacheco.

Minas Gerais é hoje o maior produtor de leite do país. Segundo dados do IBGE, de 2009, o Estado produziu 7,9 bilhões de litros, representando 27,2% do total de 29,1 bilhões de litros produzidos no Brasil.

A Cemil foi inaugurada em 1993, em Campo Belo, no Sul de Minas. Começou suas atividades industriais com a fabricação de derivados lácteos e, a partir de 1995, ampliou sua linha de produtos para atuar no segmento de leite Longa Vida. Em 1997, iniciou a implantação do parque industrial em Patos de Minas, para onde transferiu suas atividades em 1999. Atualmente, possui um quadro de associadas composto pela Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas Ltda. (Coopatos), a Cooperativa Agropecuária de Patrocínio Ltda. (Coopa), a Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda. (Coopervap) e a Cooperativa Mista Agropecuária de Dores do Indaiá Ltda. (Comadi), que, juntas, reúnem cerca de 7 mil produtores.

Em novembro de 2007, iniciou a fabricação dos seus produtos longa vida (leite longa vida, bebidas lácteas e sucos a base de soja).

Globaltherm

Com investimentos de R$13,8 milhões, a Globaltherm Produtos Térmicos Ltda. irá implantar uma nova unidade industrial em Passos, também no Sul de Minas. O projeto, que teve início em abril de 2010, deverá ser concluído em dezembro de 2021. Segundo o diretor da empresa, Sergio Paese, a Globaltherm planeja, para os próximos dez anos, o crescimento nas linhas de produtos já fabricados, além do desenvolvimento de novas linhas e exploração de novos mercados. “Há dois anos estudamos a instalação da nossa empresa no Sudeste, tendo em vista que a maioria de nossos mercados se concentra no Sudeste e Nordeste do país. Além da localização privilegiada de Passos, fomos muito bem recebidos pelo município, o que motivou ainda mais a nossa vinda”, afirma Sergio Passes.

Com a nova unidade industrial, em apenas dois anos a Globaltherm pretende aumentar em 20% a sua capacidade de produção. “O nosso objetivo é transferir, até 2021, toda a nossa fábrica de Campo Belo, no Rio Grande do Sul, para Minas Gerais”, explica o diretor da Globaltherm.

O investimento em Passos irá gerar 550 empregos diretos e 2.200 indiretos. “Nossa indústria demanda uma mão de obra considerável, pois o processo de montagem de nossos produtos é feito manualmente. Por isso, queremos aproveitar ao máximo a mão de obra local, que será tanto operacional como técnica”, conclui Sergio Paese.

A Globaltherm foi fundada em Maio de 2003. Inicialmente, tinha sua produção destinada a produtos com características com isolamento térmico, como garrafas térmicas, botijões, caixas térmicas e bolsas térmicas.

Posteriormente, a empresa verificou a oportunidade de ampliar a linha de produtos e, hoje, a Globaltherm, através de sua marca Obba, atende os mais diversos segmentos do mercado de utilidades domésticas. Os produtos Obba são comercializados em todo território nacional e países da America Latina.